slideshow

26 de dezembro de 2012

Como funciona: Sistema de Trocas no "Skoob".


Ontem seria o dia de resenhas, peço desculpas por vocês, mas não ando tendo tempo e ando com a cabeça meio distraída por alguns motivos que me afligem bastante e não me ajudam a sentar e ler algum livro, escrever e postar aqui. Mas até o final dessa semana as coisas se normalizem! Hoje eu resolvi fazer um post meio explicativo, sobre um site que já falei para vocês sobre ele, e para quem - assim como eu - procura onde encontrar livros variados, autores e editoras, ele é perfeito. Assim como pode marcar o livro que quer ler, deseja ter, já leu e etc., ele é bem simples, e caso queiram ver o post basta clicar aqui e entender melhor. 

O Skoob é um site bem diferenciado, na verdade ainda não havia encontrado nenhum outro que fosse desse jeito, e diante de muitas coisas eu consegui pela primeira vez efetuar uma troca com uma leitora de lá, e estava querendo compartilhar com vocês um pouco sobre a minha experiência e dar algumas dicas para vocês, já que o site fora a ser atualizado e algumas coisinhas mudaram. Eu havia livro aqui e desejava outro - não sei se já falei mais troquei pelo livro "A garota da Capa vermelha" dos autores Sarah Blakley-Cartwright e David Leslie Johnson. - e eu resolvi testar para saber como seria, e eu me surpreendi bastante. No site é possível encontrar pessoas que desejam algum livro e que às vezes tendem a ter um livro que você deseja, e ela quer trocar, você mandaria uma mensagem para ela, para ver se esta disponível para troca ou não, e assim, decidirem finalmente como irá ser a troca. 

Com a minha primeira troca eu achei que foi bem legal, a Shai foi super atenciosa comigo, não era a primeira troca dela, me acionou um meio bem mais prático e barato para que o livro chegasse corretamente. Me mandou o código para poder ver diretamente onde o livro se encontrava, demorou uma ou duas semanas para a sua chegada, e veio em perfeito estado. O meu demorou um pouco mais para chegar, não entendi o motivo, mas foi corretamente!! E recomendo quem deseja efetuar algum tipo de troca, às vezes você não tem dinheiro ou tempo de ir numa livraria, procurar aquele livro que tanto quer, enquanto você tem vários na sua casa que já leu e deseja trocá-lo por outro mais novo. É bom encontrar pessoas assim, que ficam próximos, interessados e querendo que de fato aconteça, fiquei com medo do inicio, mas ultimamente estou em busca de trocar algum livro que tenha aqui, por um de presente de aniversário. ;) 

Quer saber melhor sobre o processo de trocas no Skoob? 
- Lembrando que: Entrando na página do livro o qual você deseja trocar, tem como selecionar a opção de "Troca". Podendo também adicional uma foto real, descrições sobre seu atual estado de conservação e etc. 

Solicitando um livro
- Para solicitar um livro, você deve acessar sua página de trocas clicando na aba "Plus" do seu perfil. Na página de trocas é possível buscar o livro, ver quantidade de cópias disponíveis para você, quais os usuários que desejam trocá-lo e também quais suas qualificações de troca anteriores. Depois que fizer sua escolhe, basta clicar "solicitar" e esperar resposta. Que no mínimo é de até três dias. Caso o usuário não responda neste prazo, você pode fazer uma nova solicitação com outro usuário. Observações importantes 
- Antes de fazer a solicitação analise quais dos usuários possui a melhor qualificação, assim você garante as melhores trocas. 
- É possível enviar mensagens para outros usuários, mesmo antes de solicitar uma troca. 
- Depois que você postar o seu livro, volte ao SKOOB e confirme o envio no sistema de troca, desta forma o destinatário saberá que o livro já foi enviado. 
- Somente após a confirmação de recebimento do livro pelo destinatário, é que o remetente irá receber os créditos pedidos pelo envio. 
- Finalizando todo o processo da solicitação, não esqueça de avaliar o remetente ou destinatário da troca. Todos querem saber como foi a troca. 
- Qualquer problema por extravio, estado de conservação do livro e coisas do gênero, devem ser resolvidas entre as partes envolvidas na solicitação de troca. 
- A rede não se responsabiliza por nenhuma troca feita fora da proposta do PLUS, o SKOOB não apoia as trocas livro x livro, havendo este tipo de troca as partes envolvidas são as únicas responsáveis por esta. 

Ok, quero trocar mas como fica mais barato

Logo que eu comecei a fazer os sorteios pelo blog, simplesmente desanimava com a ideia de pagar caro por enviar um livro até mesmo pequeno e isso era desesperador. Até que fiquei sabendo pela Bárbara sobre o "registro módico" e ele salva a vida dos blogueiros. Sabe porque? Por que ele nasceu praticamente pra salvar nossas vidas quando o assunto é enviar um objeto para qualquer parte do Brasil. Além de ficar barato, é seguro e quem vê, pensa que é igual a enviar pelo PAC ou Sedex. O tempo? É o mesmo do PAC, mas depende muito dos correios também. Teve vezes de eu trocar um livro, enviar numa terça-feira e numa sexta já estar na cidade da pessoa e só falta ser entregue. Outras vezes demorou uma semana ou duas por problemas no código de rastreamento que eu perdi e como tive que ligar no SAC, deu maior rolo por que o livro se perdeu e voltou para cá em Olímpia, mas foi só uma vez e não aconteceu mais.

Grande parte dos livros, independente do tamanho, grossura ou etç; Não passam de R$5,00 ou até R$8,00. Das últimas vezes, ficaram entre este preço e compensa muito. 

Se você, ainda esta com vontade de trocar e não entendeu alguma coisa, me avisem que eu faço questão de explicar melhor para vocês. Para saber melhor clique aqui. ;)

8 comentários:

  1. Oi Tainá. Que dica maravilhosa. Eu sempre quis fazer uma troca no Skoob, mas nem sabia como começar. Muito obrigada, ajudou bastante.

    Beijos,
    Emily Swan
    livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou bastante Emily, boa sorte com suas trocas.

      Excluir
  2. Oi Tainá! Tudo bom? Voltei pro blog, hihi.

    Acho a idéia de trocar livros fantástica, mas provavelmente só faria se eu tivesse algum repetido, pois amo minha coleção, apesar de pequena!

    Bom restinho de ano.
    Beijos, Liih.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voltou, Liih. Eu também fiquei pensando bem depois de realizar uma troca, mas o bom disso tudo é que você pode ter um livro desejado por algum outro que também não te interessou tanto, são valiosos. Estou pra fazer mais duas trocas!

      Boa sexta-feira. sz

      Excluir
  3. Cara, amei isso! Acabei de fazer minha conta e já já vou ver se alguém quer fazer umas trocas comigo pois preciso de livros novos! hahaha
    Beijos, DestemidaGarota|Blogspot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que de certo suas trocas, Gi. Te aceitei no skoob! ♥

      Excluir
  4. Muito legal o seu post *-* E que bom que você gostou do livro! Já leu ele? Beijos!

    ResponderExcluir