slideshow

21 de janeiro de 2013

Falando sobre livros: Motivos para não emprestar.


Hoje vamos falar de algo tão temido pelos adoradores de livros e aqueles assim como eu que são ciumentos com seus livros, inclusive os prediletos. Quando alguém que você conhece, chega e te pergunta "Me empresta?" Eu passei por isso esses dias e eu acabei ficando sem respostas, e eu vou falar os motivos de não emprestar seus queridinhos. 

- Eles não voltam iguais: Quando os livros voltam para a sua casa, eles voltam sempre com algum "problema". As páginas geralmente vêem amassadas, dobradas, a capa vem com problemas e marcadas. Quando estão com seus verdadeiros donos à gente toma um cuidado enorme e quando se empresta, ele volta sempre com algum defeito e completamente diferente. 

- Pode ser emprestado para outras pessoas e irem repassando e talvez nem voltar: Isso mesmo, tem gente que empresta e dali vai passando, passando e chegando em mãos de quem não tem o mesmo cuidado. Já ouvi pessoas falando ao fato de que, tem gente que usa como apoio os livros para diversas coisas, pegam com as mãos sujas, jogam de qualquer forma e deixam em qualquer lugar. E como eu disse, tem riscos de não voltar para suas mãos. 

- Evita seu nervosismo e ansiedade: A preocupação é tanta com o medo do seu livro não voltar, tem gente que consegue devolver logo e ele volta em perfeito estado, mas têm outras que demoram um pouco mais e te deixam com um nervosismo incrível, te faz imaginar que talvez essa pessoa tenha ido para qualquer outro canto e não vai te devolver jamais seu livro, sim seu precioso. A agonia de imaginar o estado dele e que talvez ela nem esteja lendo, ou tenha feito qualquer outra coisa, te deixa na ansiedade e sem palavras para dizer ou chegar à pessoa, pedindo ele de volta. 

- Não deixa sua estante faltando espaço: É tão chato quando a estante fica com espacinhos, é legal estante cheia, com livros e que você possa pegar ele a qualquer hora, possa se lembrar e ter a idéia de que ele esta com você e pronto. Não em outras mãos. 

- Seus livros, sua família, seus filhos, seus queridos: Eu aprendi isso há pouco tempo, sempre fui cuidadosa com as minhas coisas, inclusive quando se trata de livros. Tenho um medo terrível de acontecer algo com eles, passei a ficar preocupada quando meu livro predileto passou a amarelar as páginas e toda semana eu abro nem que seja um pouco para eles poderem respirar. Acredito que seja como algum conhecido seu, uma família enorme, com histórias variadas, alguns que você sorriu, alguns que você chorou, alguns que odiou, mas acima de tudo, são seus bebês. E eu não vou emprestá-los! 

- Mantêm sua amizade: Tem gente que empresta para amigos os livros, e de alguma forma ele nunca mais te devolve, acredite se quiser caso devolva, o reencontro não é lá aquelas coisas, e a demora? Não é por que somos amigos que você não deveria tomar cuidado com ele. 

- Evita ouvir comentários horríveis sobre o seu livro predileto/ou desejado: A pessoa te pede para emprestar, e ela simplesmente ainda tem a cara de pau de reclamar sobre ele. Acredito que se ela pediu emprestada é por que ela teve o interesse e já imaginava o que iria encontrar. É complicado quando você gosta e o outro não, mas afinal de contas o que fazer? 

Simples, não empreste. :) 

Embora já tenha emprestado eles, eles voltaram em perfeito estado graças às mãos delicadas da pessoa, que teve o cuidado e me devolveu no tempo previsto e eu emprestei outras vezes assim como ela também o fez e teve o mesmo resultado. Por isso, evite roer suas unhas, veja bem para quem empresta!! O jeito mais prático ou é doando, ou trocando.

7 comentários:

  1. Também O-D-E-I-O emprestar meus livros! Esses dias mesmo uma amiga me pediu a série Fallen emprestada, e eu senti um aperto no coração que fiquei sem resposta! rsrs

    Adorei o post.
    Beijinhos
    http://pixievioleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais da série Fallen, não emprestaria. u-u' Inventaria alguma desculpa, ou seria mais fácil falar os medos, assim ela entenderia também.

      Que bom que gostou do post.

      Excluir
  2. Você tem toda razão! Eu sou super ciumenta com os meus livros, minhas amigas vivem pedindo emprestado, e eu como não sei dizer não... daí já sabe. Uma vez que emprestei um livro e fiquei muito braba foi quando emprestei Esperança, da trilogia dos Jogos Vorazes, emprestei pra minha professora, e adivinha, voltou todo horrível, grosso, era novinho, tadinho ): fiquei muito braba com isso, meu coração doeu. Acontece que eu cuido dos meus livros como bebês, odeio quando alguém pega eles e começa a folhear bruscamente. Tenho um livro emprestado, o Coração de Tinta, e até agora não voltou pra casa, perdi contato com a menina e agora fiquei sem... fazer o que né. Adorei o post!
    Beijos
    vidaemmartee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não sentir ciúmes, os livros são como nossos amigos, cada um com uma história, eles te dominam, te fazem companhia nos melhores momentos. Ainda mais dos Jogos Vorazes, ficaria muito brava com a minha professora, não disse nada pra ela? DD:
      É complicado..que bom que gostou do post.

      Excluir
  3. Vixe Thainá, isso é que é ser ciumenta, hein... Amo ler, tenho meus preferidos mas não ligo de emprestar... acho que livro é para isso! Já perdi alguns Agatha Christie (amo essa autora) e O Visconde Partido ao meio de Ítalo Calvino - esse ultimo me doeu pois era um favorito e ganhei do meu marido :( Mas fazer o que?!?! Continuo emprestando: o prazer de emprestar pra mim é maior... Saber que alguém terá a mesma oportunidade de amar aquele livro como vc amou! Mas gostei do post, dei risada com vc!
    Beijos!
    SARAH
    www.batomeavental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que tem pessoas e tem livros que a gente não tem tanto ciúmes em emprestar, tem gente que toma todo cuidado do mundo, mas tem gente que a gente já ve e sabe que não vai ter cuidado nenhum com os livros. Por isso penso bem e vejo bem antes quem eu vou emprestar. Os da Aghata Christie? Deus..entraria em desespero. :(
      Fico feliz que tenha gostado do post, Sarah. Apareça mais. ^^

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir