slideshow

17 de janeiro de 2013

#NewTag - Dicas para blogueiras iniciantes. #1


Olá garotas e garotos, nunca fui muito boa em dar dicas, mas será a primeira vez que eu vou tentar. Não sei como vai ser, mas depois de me perguntarem aqui diversas vezes, quem fez algumas coisas no blog, e me pedirem algumas dicas, finalmente cheguei numa conclusão de inaugurar uma nova tag no blog, não é nada oficial ainda, primeiramente quero ver se as coisas darão certo, se vocês irão gostar, além do mais, ser blogueira é algo bem divertido, mas também tem algumas coisas que precisamos compartilhar com outros, e eu vou fazer isso. 

Esse primeiro post é indicado para quem esta com o blog no começo ainda, e precisa de algumas dicas para deixá-lo mais a sua cara, seja você homem ou mulher. Um dos principais medos dos iniciantes é errar, na verdade nem todos, por que diversos blogs que eu já passei, pedem ajuda, mas continuam da mesma forma e não se interessam em buscar coisas novas, diferentes e que atraem os olhos. Outra coisa é você se empenhar demais no começo de um blog, e não receber nada em troca, o que vocês precisam entender que é a coisa mais natural. Pelo menos no começo você tem que entender que não é fácil, muitas vezes você vai ter que passar o tempo todo não colocando posts variados, mas sim divulgando a sua página, caso tenha a intenção de conseguir leitores, que passem a notar o que você escreve, a melhor palavra pra isso tudo é, atrair o público. 

Qual é o seu público? Homem? Mulher? É direcionado a ambos? 
Pois então após essa decisão, você terá que se empenhar em um nome, na maioria das vezes é bom pesquisar antes de vir um nome na sua cabeça, e ter certeza de que não há nenhum outro por ai com o mesmo nome, o bom é ser diferente, e isso atrai olhares também, por que é algo exclusivo, e as pessoas vão querer conhecer e ver se encontram algo que, seja do mesmo gosto que elas. 

Após a escolha do nome, o que não é algo fácil, mas após a decisão, você precisa se inspirar, você tem que decidir algumas coisas: 
- Seu blog falará sobre o que exatamente? 
EX: Livros, filmes, séries, tendências, animes, ilustrações, textos pessoais, histórias. 
- O conteúdo é bom e é novidade? 
EX: Lançamentos de livros de editoras variadas, filmes novos e antigos, mas que as pessoas ainda não tenham conhecimento, textos bonitos e que as pessoas se identifiquem com você, tendências novas e antes de tudo, nada de copiar dos outros. 
- Mas e o designer do meu blog? 

Esse é um dos passos que eu queria chegar muito, adianta você ter um blog com conteúdo, e o designer do seu blog ser mal feito? No inicio não é bom se empenhar tanto nisso, o certo é encontrar um template simples, mas que dê para você modificar algumas coisas, que dê para você deixar a sua cara, muitas meninas tendem a ter duvida se vale a pena logo no começo do blog pagar alguma blogueira para planejar seu template, você tem que ter certeza de que seu blog esta dando certo. Eu nunca paguei, já tive a idéia, mas acredito que por enquanto eu ainda estou me dando bem com as minhas tentativas. Meu template é do site Difluir, muita gente já me perguntou e eu depois de algumas visitas no site, ela não disponibiliza mais - infelizmente - por que além de ser um template simples, delicadinho, é tão simples mudar as coisas, e já encontrei várias blogueiras com o mesmo template, e deixaram do seu jeitinho e ficou muito fofo. O meu eu to pegando o jeito dele ainda, mas já me acostumei e não teria coragem de trocá-lo por outro. Você quer algum blog que disponibilize template grátis? Posso indicar alguns, só pedirem. ^^ 

- E os créditos? Posso retirá-los? 

Não, a maioria das blogueiras tendem a se diferenciar para que não existam cópias do blog. Os créditos são a marca registrada, o que no caso seria uma marca d'água em alguma foto, o link, ou o nome do blog no final de algo. E isso a maioria dos iniciantes acabam se esquecendo, pegando fotos, posts completos, tomando todo o conteúdo, o que se pode dizer que também é considerado cópia. Já copiaram alguns posts, idéias do meu blog, mas foi no inicio e até hoje ainda não encontrei nenhum blog que tenha copiado alguma coisa do NPDL, o que fico feliz. É bom ter conteúdo, mesmo que seu blog fale de assuntos que outros blogs falem, a diferença é um dos principais motivos do sucesso, seu jeito de escrever, suas manias, imagens diferentes, idéias publicadas antes de qualquer outro blog. 

- O que as garotas gostam? E quais são as dicas para quem esta começando? 

Hoje em dia, o mundo blogger cresceu muito, é impossível não encontrar qualquer um que seja que não vale sobre dois ou três assuntos, e os principais são moda, séries, livros e tendências. As mulheres gostam muito disso, eu mesmo gosto muito de falar sobre isso, mas dei uma pequena parada e falo sempre que possível ou quando me vem algo novo. Falar sobre livros é algo diferente e que também te dá diversas vantagens, e eu estou aprendendo muito sobre isso, já pensei diversas vezes em direcionar o blog apenas para assuntos de séries/filmes/livros e resenhas, por que é algo que eu gosto e embora esteja no inicio e nunca vá chegar aos pés das blogueiras literárias que tem por aqui, eu vou tentando e empurrando, e imagino que as pessoas que acompanhem o blog, gostem. 

As dicas principais para quem é iniciante são
- Ir com calma, o blog não cresce de um dia pro outro se você não persistir, no começo vai ser chato sim, você vai querer desistir como eu já pensei várias vezes, mas o importante mesmo é divulgação. No facebook é possível encontrar várias páginas direcionadas a divulgação de posts e blogueiras a fim de conhecerem outros blogs, no Orkut também foi um dos que me ajudou muito, comunidades de divulgação, trocas de seguidores, fez com que o NPDL crescesse e se tornasse como esta, embora não tenha ainda conseguido completar minha meta, mas já foi um grande avanço. 
- Fale do que você gostar de falar escreva sobre novidades, fale da sua cidade e o que tem de bom por ai, faça as pessoas voltarem na sua página, desejarem estar dentro dela. Faça as pessoas comentarem, irem de página em página conhecer seu conteúdo. 
- Corrija os textos antes de tudo, erros às vezes são capazes de afastar leitores. 
- Conseguiu seu primeiro seguidor? Comentários? Retribua, as pessoas gostam disso, responda comentários, isso faz com que as pessoas comecem a gostar de você. Nada de "Adorei seu blog, seguindo, segue o meu, flor?" As blogueiras odeiam isso, e caso não queira que aconteça com o seu blog, não faça também. 
- Divulgue no twitter, facebook. 
- Não de tanta importância a aparência, deixe simples, arrume para não ficar bagunçado demais, não coloque gifs, vídeos e músicas tocando, além da página demorar bastante pra carregar, faz com que afastem leitores novos e legais. 
- Um pedido um tanto diferente, mas acredito que a maioria odeie bastante é, quando você vai comentar em algum blog, e tenha a confirmação dos comentários, aquelas letrinhas chatas, demoradas, que fazem qualquer pessoa desistir da sua intenção. No próximo post, caso esse dê certo, irei dar algumas outras dicas, inclusive sobre isso. 
- E por fim, se dedique. Faça as coisas com carinho como se fosse somente para você, pense-nos outros leitores, é bom ser diferente e as pessoas gostam disso, elabore idéias, guarde-as, seja diferente, e no final você terá os resultados esperados e que tanto quis. 

Espero que dê certo após essas dicas, sucesso, já errei bastante e depois de tanto tentar, eu to aqui ainda, e melhorou um pouco.

5 comentários:

  1. Muito boa a sua iniciativa de ajudar quem está começando! Lindo seu blog, beijão

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou horrível para dar dicas aos outros. E seu post tá muito bacana, flor! =)

    www.coisas-jujuba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. As dicas são perfeitas e seu blog é lindo *-*

    estilo-karool.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu post, me ajudou muito, adorei suas dicas!

    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir