slideshow

15 de janeiro de 2013

Resenha: A Garota da Capa Vermelha - Sarah Blakey-Cartwright.

Demorou mais finalmente saiu, eu sei que eu deveria ter escrito a resenha desse livro já há dias ou meses talvez, mas só agora que consegui parar para ler algumas páginas e iniciar a digitação, estava ansiosa, e quebrei o meu ritmo para me desmembrar, sentar na cama e escrever para vocês. Espero que gostem. 

Alguém ai gosta do lobo mau? Todos acreditam que ele seja bem mal, na verdade nem todos são assim, quer ver?

 Titulo: A garota da Capa vermelha.
Autora: Sarah Blakey-Cartwright.
Páginas: 339 | Editora: iD
Nota:

"Sinopse: O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado." 

Minha Opinião: A Garota da Capa Vermelha, para quem ainda nunca havia visto é da Editora iD e da autora Sarah Blakley-Cartwright. Eu tive a oportunidade de tê-lo em minhas mãos após efetuar minha primeira troca pelo Skoob com a Shai, desde quando ele chegou eu comecei a ler os primeiros capítulos, perdi as contas de quantas vezes abandonei ele, mas voltei atrás por mais que tivesse outros livros para resenhar, por que de fato é bem interessante. Pode ser considerado um livro com boas doses de Romance, mistério e um tanto sombrio pelos detalhes. 

E contamos com a presença no livro de vários personagens que fazem a diferença e dão vida a quase tudo. Valerie é uma garota que vive em uma pequena aldeia, cuja mesma é cercada por grandes mistérios, toda lua cheia os familiares se trancam em suas casas para poderem se esconder de um "monstro" que cerca a aldeia em busca de "alimentos". Mas acabam que digamos, após uma promessa, oferecendo uma oferenda ao lobo, acredito que seja um tratado - o que no filme é bem descrito, promessas quebradas e etc. - Valerie vive com a mãe, seu pai e a sua irmã, Lucie. E embora elas sejam bem diferentes uma da outra, muitas coisas ainda não foram esclarecidas. 
 
Durante os dias de trabalho duro, Valerie tenta se aproximar de Peter, sua antiga paixão, ambos haviam uma amizade muito forte até que um dia tiveram de ser expulsos da vila, seguindo suas vidas longe um do outro, o mau trato vindo de Peter a deixa assustada, até que ele conta a ela que não poderá se aproximar ou simplesmente deixar que algo aconteça entre eles, já que ela esta "marcada" para o casamento com um dos alvos prediletos de suas amigas, Henry. Mas ela deixa claro que nunca o amou, e que desde o inicio quem desejará o dinheiro da família de Henry era sua mãe, que aceitou isso, sabendo é claro que sua filha amava outro homem, e este estava bem ali, em sua frente. Diante da situação, decidem fugir, mas acabam sendo "parados" após o sino começar a tocar - que somente toca quatro vezes para poder sinalizar a morte de alguém atacado por lobo - e ela se desespera e resolve ver quem é. Todos abrem espaço para a garota, até perguntar quem é que morreu, e mostram Lucie, sua irmã que havia sido encontrada morta. 

Ninguém no começo entende o motivo da sua morte, ela havia se entregado ao lobo? Já que ela estava junto de todas as garotas após fugirem e pegarem o barco de volta para suas cabanas? É um mistério atrás do outro, mas em uma das conversar, Valerie passa a acreditar que tudo isso aconteceu pelo fato da irmã amar Henry, e ela já estar sabendo que ela casaria com seu grande amor. Mal sabia sua irmã que seu coração não pertencia a Henry e sim a Peter. 

Diante de todo o susto, pânico, os moradores chegam a uma conclusão, o Lobo vive na aldeia, convive com todos e pode ser qualquer um, seu irmão, amigo, mulher, filho. Para quem começar a ler assim como eu talvez corra o risco de não entender muito bem alguns trechos, me peguei diversas vezes lendo a mesma frase para poder me focar melhor naquilo, e agora após a morte da irmã de Valerie que as coisas começaram a andar bastante, embora seja um livro "pequeno" não só de quantidade de folhas, mas também por outros fatores que marcam bem ele. 

Quem quer que seja pode ficar desconfiado de qualquer personagem, inclusive de Henry e Peter, na verdade no começo eu acreditava mesmo que fosse algum dos dois, seria ruim é claro se logo no inicio pudéssemos descobrir quem de fato é o Lobo. Já que o livro todo gira em torno do grande mistério sobre a identidade do lobo. Não posso dizer que odiei o livro, na verdade eu achei bem interessante a forma com que Sarah descreve bem o cenário, os personagens, o que Valerie sentia naquele exato momento, mas também me confundiu bastante após entradas de personagens e saídas deles, descrições que vão te fazer pensar quem é quem, já que alguns nomes não são citados. 

Valerie é uma personagem de aparência frágil, doce demais, só que demonstra ser forte corajosa e sustenta a história, não faz quebrar o ritmo, sair da rotina, seria no caso, ela faz a história andar e ficar bem interessante. É impossível manter sua opinião sobre quem é quem na história - para quem não assistiu ao filme, eu recomendo, e para quem não leu o livro também, dêem um jeito de ler, que vocês poderão entender o que eu digo - e isso faz com que ele se torne diferente desses livros de drama ou suspense. Além de o livro ter um visual super interessante, uma capa super realística, e diversos desenhos em cada capitulo que eu fiz questão de tirar foto e mostrar para vocês - diferentes das minhas outras resenhas, a partir de agora, postarei fotos do livro para atiçar um pouco mais vocês - e esses desenhos pegam desde o primeiro capitulo até o segundo, atrai os olhos muito bem. 


Após eu ter pesquisado um pouco por ai, e por mais que não tenha chegado aos últimos capítulos eu não contive a curiosidade e assisti ao filme como também olhei outras resenhas para poder saber o que de fato os outros acharam - como sempre faço - e me surpreendi por comentários de outras blogueiras, dizendo que o livro não chega a dizer quem de fato é o Lobo Mal. No caso, seria o causador de todos esses problemas, e a recomendação é que assistam ao filme para saber quem é, ou para ler o capitulo na internet. A maior parte das reclamações foram as jogadas de marketing da autora, créditos, e só agora vim a entender. O livro veio a ser lançado antes do filme, quem leu o livro na época deve ter sido pego de surpresa, e tiveram de serem quase obrigados a ver o filme, o que fez com que os "créditos" para o filme, crescessem ainda mais, todos são curiosos né?


Tirando isso, todo esse "probleminha" e esse mistério todo, o livro e o filme são encantadores. Para quem esta em duvida de que filme assistir esse final de semana ou nessas férias, assistam online ou loquem ele, para vocês se interessarem um pouquinho. Infelizmente não vou poder sortear esse livro para vocês, foi um presentão e uma baita sorte ter encontrado ele para troca! Em fim, fiquem com o trailer, espero que tenham gostado da minha resenha. 

Caso estejam lendo, ou querem também saber sobre o verdadeiro final da história de Valerie, visitem aqui. E eu vou fazer questão de ler para poder saber o final, no caso, Capitulo Bonus! *-* Boa leitura.

Um comentário:

  1. nunca li mas tenho vontade, a galera fala que é muito bom. vou procurar rs

    http://realidade-imperfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir