slideshow

22 de janeiro de 2013

Resenha: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson.

Em fim saiu a resenha desse livro, estava super ansiosa para começar a escrever, e desta vez consegui me surpreender mais uma vez, quer saber por quê? Continue lendo. 

Autores: Laurie Halse Anderson | Titulo: Garotas de Vidro ISBN: 9788581630113 | Selo: NOVO CONCEITO Ano: 2012 | Número de páginas: 272 Preço Sugerido: R$ 29.90 | Assunto: FICÇÃO/DRAMA Onde comprar: Paraler / Saraiva / CompraJato   Nota:
"Sinopse:Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 

Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos." 

Veja o Book trailer

 
Minha opinião: Lia é uma garota que acaba de perder sua melhor amiga, embora encontrada em um quarto de motel, completamente sozinha, e acaba por deixar diversas duvidas na cabeça de todos. Cassie ligou para Lia exatamente 33 vezes antes de morrer e por achar que a garota simplesmente queria "zoar" com a sua cabeça, ela preferiu não atender. 
 
Ambas estavam afastadas já fazia alguns meses, e de alguma forma, Lia não consegue ainda lidar com a situação a qual se encontra. Todos seus familiares, incluindo sua mãe, seu pai, e comentários idiotas na escola fazem com que ela se sinta culpada, e certos "fantasmas" a perseguem. Eu demorei um pouco para conseguir sentar, e começar a rodar as páginas com calma, prestando a atenção nos mínimos detalhes, e inclusive na forma com que a autora deduz todas as coisas sobre Lia. 
 
Nesse livro você é capaz de encontrar diversas coisas que no dia-a-dia, ou até mesmo na TV somos capazes de escutar as pessoas falarem. Lia vive num conflito consigo mesmo, não só pela morte da amiga, mas também por ser capaz de olhar-se no espelho e enxergar uma garota gorda, e em diversos momentos ela descreve a sensação de ser "leve", de emagrecer, de compartilhar isso, e a família dela tenta livrá-la dessa situação, por que há coisa pior do que isso? Ela acredita de alguma forma que certos tipos de alimentos não só são nojentos, mas fazem com que ela fique gorda, feia, estúpida, vaca, como ela mesma diz-nos vários trechos. 
 
Alguns alimentos ela descreve perfeitamente como números, e acredite se quiser, essa sua amiga, Cassie sofria a mesma coisa, alimentava-se e liberava isso tudo novamente, afinal de contas, qual é o prazer disso tudo? 
 
"Toda maldade ferve sob a minha pele, bolhas latejantes de refrigerante de gengibre lutando para respirar. Desabotôo meu jeans, abrindo um dente do zíper por vez. Eu me viro para a direita e empurro para baixo o elástico da calcinha. O lardo esquerdo do meu quadril se arqueia para cima, azul à luz do filme. 
 
::Estúpida/feia/estúpida/vaca/estúpida/gorda/estúpida/criançona/estúpida/perdedora/estúpida/perdida:: Eu escrevo três linhas, "rec rec rec", na minha pele. Fantasmas gotejam para fora. " 
(página 63
 
Laurie conseguiu me surpreender bastante, tive a capacidade de dar um grande passo, que é de ler mais de 100 páginas em um único dia e isso me agradou bastante. No começo eu acreditava que eu havia deixado-o de lado por simplesmente não me interessar às descrições, a forma de Lia, mas acabei sendo pega de surpresa ao dar continuidade à história, ao invés de parar mais uma vez e não me surpreender. É difícil acreditar que, garotas sejam capazes disso, não que eu esteja criticando, por que é uma coisa complicada e elas simplesmente não aceitam ajudas de familiares, e Lia não aceita isso! Mas diversas vezes ela demonstra ter ânsia em comer, desejar estar se alimentando daquilo, sem se preocupar por ficar gorda. A idéia das garotas de se olharem no espelho, e verem uma imagem que está somente na cabeça delas. A autora passou muito bem a idéia dela, e isso que me chamou mais a atenção. 
 
"O corpo de Cassandra Jane Parrish esta dormindo em uma caixa prateada e fria. Eles vão fazer um buraco no chão e plantá-la no sábado. Mas e o resto dela, da Cassie de Verdade? Acho que ela esta vindo aqui." 
(página 44)
 
Lia é uma garota complicada sim, mas que faz com que os familiares "sintam" orgulho por ela, enquanto ela esta tentando enganar a todos, e realmente consegue "dominar" toda a situação enquanto ninguém percebe. A morte da amiga de Lia deu um empurram para ela "piorar" um pouco, faz com que ela imagine o que se passou na mente de Cassie quando ela resolveu se matar, ou alguém a matou? Diversas vezes você questiona muitas coisas, as pessoas, e as atitudes de Lia, que dá um impasse a história e a deixa bem diferente das outras que eu já li.  Além do mais o livro trás uma capa perfeita, encantadora, com um azul profundo que é impossível não te chamar a atenção e querer lê-lo. A textura e tudo mais, lindo demais. ^^
 
Afinal de contas, por que diabos, Cassie seria capaz de entregar-se daquela forma? Matar-se? E por que ligaria tantas vezes para Lia antes de morrer? Alguns outros personagens marcam alguns momentos, inclusive Elijah, um jovem que trabalha no hotel e pode ser capaz de dar as respostas para as perguntas que Lia mantém guardadas consigo. Muita gente com certeza deve ter criticado um pouco esse livro pela forma com que a autora introduz os distúrbios alimentares que algumas garotas sofrem em busca do corpo perfeito, da magreza em excesso, e diversos problemas familiares, que só prejudicam ainda mais o processo, e infelizmente essas garotas, não desejam ajuda. Sentem-se bem dessa forma! 
 
E para quem não teve a oportunidade de ver a Editora Novo Conceito esta com novidades, leia o post e entenda. :)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário