slideshow

7 de fevereiro de 2013

Não sei que fazer e que profissão seguir.


Não sabia como colocar o título para esse post, não sei bem dizer se é texto ou apenas algumas dicas que eu estava a fim de passar para algumas pessoas, que assim como eu estavam ou estão em dúvidas do que fazer após o termino do colégio. Quando eu ainda estava fazendo o terceiro colegial havia vários produtos que passaram com a gente, supervisores e até pais mesmos que estavam interessados nas nossas decisões, a minha sala era um pouco complicada quando o assunto era ter ideias, onde fazer e fazer algo que desse digamos que "sucesso", ou melhor dizendo, te desse em troca todos os anos de estudo, dinheiro e horas que você passou lendo livros e etc. 

Sempre tive medo que quando acabasse o ano eu acabasse ficando também para trás, amigos ou colegas meus se tornassem pessoas "grandes" - no sentido de terem tudo o que sonhavam - e eu apenas ser a aquela garotinha que tem um blog e sonha em fazer sucesso sem se quer levantar a bunda e fazer alguma coisa, que seja diferente de digitar, procurar imagens, editar e postar no blogger para pessoas que gostam, e que muitas vezes já são bem decididas e bens de vida. A maioria sempre fala muito e acaba dando dicas que na nossa mente parece ser super fácil. 

"- Mas você tem tanta oportunidade e não aproveita devidamente -" 

Não é bem assim, oportunidades não são todos os dias que batem na sua porta ou na sua cara, as vezes ela passa correndo na sua frente e a primeira chance que você tiver de correr atrás e agarrá-la, mantê-la e fazer valer a pena, é uma única vez. Aqui em Olímpia não temos tantas oportunidades como cidade grande, como por exemplo em São Paulo. Tenho amigos que sairam de outras cidades e foram para lá, se deram bem, estudam e trabalham, tendem a ter sua vida perfeita, ganham super bem e recomendam isso para outros. Mas é claro que não é todo mundo que tem sorte de sair da sua cidade natal e ir para outra completamente diferente, sem ninguém pra te guiar e te mostrar. 

Além de várias duvidas entre o que decidir, os empurrões que a vida te dá, os conselhos são fundamentais e que te fazem dar o primeiro passo. E eu to afim de dar alguns que eu recebi, e que estão dando certo, e espero continuar e darem certo para vocês também - caso estejam lendo -. 

- Primeiro de tudo, paciência é fundamental. 
- Segundo, nem tudo cai do céu, se você quer se formar em algo, você vai ter que lutar, pesquisar e ver se vai te valer a pena. Talvez seja algo interessante pra você, mas sem fundamento algum pro teu futuro, mas se você realmente quer isso, você tem que ir atrás e acreditar. 
- Terceiro, não deixe de fazer coisas que você queira por conta de parentes ou os próprios pais. Por sorte a minha mãe sempre me deu o maior apoio, sonha em me ver fazendo algo bom e seguindo em frente com isso. Já meus outros parentes tentam me levar pra outro lado, mas a cima de tudo eu estou fazendo algo que embora não conheça muito e que não esperava um dia fazer, sei que vai me ajudar bastante. 
- Quarto, decida-se com calma. Pesquise bastante, converse com pessoas que fazem a mesma coisa que você deseja, veja se é aquilo que você esperava, estudar três ou quatro anos para algo não é fácil, e ficar empurrando em algo também que você não quer ou não era o que esperava, é a pior das coisas que existe. 

Não se decidiu ainda que profissão seguir? Tem medo? E já parou para pensar diversas vezes como vai ser quando você entrar naquela faculdade enorme, com pessoas diferentes e um pouco mais adulta que você, com opiniões diversificadas e interessantes, um espaço onde você vai poder dizer o que pensa. A cima de tudo, escolham algo que sejam do interesse de vocês. Eu já mudei muito de opinião, já quis fazer medicina, farmácia, química, jornalismo, letras, e agora estou em outra, e espero que dê tudo certo. E vocês, sonham em fazer o que?

Um comentário:

  1. Eu comecei minha faculdade agora *-* estou certa do quero fazer sim viu! adorei o post! beijos :))
    BlogDDC♥

    ResponderExcluir