slideshow

22 de fevereiro de 2013

Séries que inspiraram livros.


Há quem diga que ler dá muitas coisas, inspiração, ideias e te faça querer muito mais, só que quando o assunto é televisão as opiniões são variadas eu até apoio um pouco isso. Já faz algum tempo que os livros e a TV se contaram grande aliadas, andam numa briga terrível, já que existe quem prefere livros há televisões, e televisões a livros, dizem que a TV desliga a mente e te faz se tornar "burro" mas será verdade? Já quando se refere a livros e seriados, ai sim vemos vantagem nisso tudo e eu vou dizer o motivo. 

Não é de hoje que com o crescimento da internet, novas coisas, oportunidades e meios que antes eram impossíveis de se ver diretamente, inclusive, com a vida da série na vida das pessoas as coisas mudaram muito. Por ai existe diversas séries inspiradas ou baseadas em algum livro ou uma série de livros. São de todos os tipos e para todos os gostos, impossível não procurar, olhar alguma e se encantar com ela, querer comparar ambas e por mais que eu tenha feito isso não gostei tanto do resultado mas mesmo assim não desisti e permaneci a tentar e eu vou dar alguns exemplos e indicar algumas séries baseadas, como por exemplo, aposto que já devem ter ouvido falar sobre, Pretty Little Liars - minha paixão - Sex and The City isso para quem gosta de drama ou comédia. Mas também temos aquelas direcionadas para o mundo fantástico, como True Blood, Blood Ties e muitas outras. 

Dentre tantas opções, selecinei algumas que são de sucesso baseado em livros, curta e debatam comigo se desejarem. 

- Game of Thrones inspirada na série A Song of Ice and Fire de George R.R Martin
Por mais que nunca tenha sentado para assistir ou procurar melhor sobre o livro ou sobre a série, sempre escuto as pessoas falarem muito bem sobre ambos, e sempre indicam. Por mais grosso que seja o livro, para os preguiçosos não sei se poderia indicar a série, os protagonistas são bem conhecidos. A série ganhou adaptação para TV e produzida pela HBO, para quem não sabe a emissora tem tradição em qualidade e é responsável por outros sucessos, True Blood - que é adaptação da série de livros The Southern Vampire Mysteries de Charlaine Harris - e Sex And the City, que também são inspiradas em livros além de outras. A série estreou 17 de abril, atualmente a série conta com 4 livros publicados do autor George. 

- The Vampire Diaries, inspirada na série de livros de L.J. Smith
Essa merecia destaque, tive a oportunidade de ler um dos primeiros livros da série e posso dizer que não foi tudo aquilo que esperava mas é sempre assim. A série teve estreia na CW em setembro de 2009, é baseada na série de livros de terror e romance escrita pela L.J. Smith que também escreveu The Secret Circle - amava até parar de passar - as diferenças entre ambas as obras são muitas, nos livros a ação se desenrola em Fells Curch enquanto na série ocorre em Mystic Falls.. As famílias de Elena e Stefan/Damon são diferentes, bem como as origens de Stefan e Damon - Italiana, no original; e Guerra Civil, na adaptação - e até mesmo a personalidade de Elena e o interesse de Stefan pela bela são diferentes, contudo, nem isso é capaz de tirar o interesse e o brilho que a série tem. 

- Gossip Girl, inspirada na série de Cecily Von Ziegesar
Não merecia ser citada aqui por que eu simplesmente não consigo assistir também Gossip Girl, mas por acreditar que tenha seus fãs e por isso mesmo não vou criticar demais. Adaptado por Josh Schwartz e Stephanie Savage, o seriado estreou na The CW em 19 de setembro de 2007 e inspirada na série escrita por Cecily Von Ziegesar. Ambas as séries tem uma narradora misteriosa e blogueira, e tratam da vida cheia de glamour de adolescentes nova-iorquinos. /blé! Embora os personagens da telinha tenham sido inspirados nos dos livros, o enfoque dado a eles, características e personalidades e desdobramento da história segue num rumo bem diferente. 

Como o relacionamento de Dan e Serena nos livros é passageiro enquanto na série eles são um dos casais principais. No entanto as diferenças não impediram que a série crescesse e se tornasse um sucesso como os livros. Já a série Gossip girl conta com 13 livros. 

- Pretty little Liars
Essa merecia destaque e vocês sabem o motivo, tenho uma paixão incrível pela série e em livro ainda não tive a oportunidade de "degustar". A série é baseada nos livros Maldosas de Sara Shepard, estreou dia 8 de junho de 2010 na ABC Family. 

- Dexter. 
É uma premiada série do canal Showtime e é baseada no livro Dexter: A Mão esquerda de Deus de Jeff Lindsay que estreou em 1 de outubro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário