slideshow

27 de março de 2013

Dúvidas: Progressiva e Outros Processos de Alisamento.


Só depois de ter pegado a imagem, editado-a que eu percebi que ficou meio sugestivo a minha ideia. Por que não é somente quem tem cabelo crespo, enrolado pode fazer algum tipo de alisamento, foi só para dar "tchãn" e eu gostei. Em fim, não me levem à mal..

Já faz algum tempo que eu estava querendo fazer um post especialmente falando sobre cabelo, é difícil eu falar sobre isso aqui por que não é tão simples assim, é claro, basta ler e saber bastante para poder falar sobre isso. Mas ano passado eu fiz um único post falando sobre um novo processo de alisamento, que no começo o pessoal não levou tanta fé, e eu também não, acabei deixando-o de lado e com o passar do tempo as pessoas começaram a comentar e se sentirem na vontade de perguntar algumas coisas, que devagar fui respondendo, conforme eu sabia. E eu gostei disso, para quem não se lembra vou deixar o link aqui para vocês poderem ler sobre o "Botox Capilar" e eu vou explicar o que me explicaram, e o que eu faço em alguns momentos: 

Bom, primeiramente eu faço escova progressiva já faz acho que uns dois ou três anos, se não me engano é claro, e eu nunca tive confiança o bastante de tentar fazer em outro lugar, tanto que quando saiu no jornal que o formol havia sido proibido o uso nos salões de cabeleleiro, fiquei preocupada, vários lugares aqui no interior continuaram usando o produto escondido, que para quem não sabe, o formol é à base da progressiva, ao menos antes era. Ele quem alisa os cabelos, e tem gente que acha que não. Depois de alguns meses a progressiva voltou, com o título de ser um pouco mais fraca que a outra. Quem já fez progressiva sabe o quanto arde os olhos, nariz e a sensação ruim e cheiro forte é terrível, mas vale à pena sofrer tanto, e o quanto demora - ao menos comigo demora bastante para acabar, da última vez não demorou tanto pelo fato de "o cabelo estar se acostumando já" - para poder dar um FINISH e der um bom resultado. 

Com a progressiva, vêm vários riscos, não é bem com a progressiva, é com o produto que eu uso para poder fazer o relaxamento antes de marcar um horário para fazer a escova progressiva. O que eu uso tem Guanidina, que para quem não sabe é outro produto forte e que alisa também, mas impede você de usar produtos com amônia, não é qualquer tipo de tintura que você pode usar, no caso uso somente Casting, que nem é uma tintura, mas ao menos me ajuda, e têm outros que eu usei também. Já cai na burrada de descolorir as pontas do cabelo, fiz até um post falando sobre o meu desejo, cai na tentação, fiz e tive que cortar meus cabelos em diversos momentos, tanto que agora que ele esta tomando um tamanho bom o bastante e eu mesmo morrendo de vontade de cortar, estou me contendo. 

Quanto às pontas espigadas - aquelas pontas que ficam com aspectos de queimada ou com aparência de vassoura - demorou muito tempo para perceber seus motivos, que podem ser causadas por diversos motivos. Já ouvi dizerem por ser devido à quentura do secador de cabelo e chapinha, por muita tintura ou produtos químicos fortes demais que danificam as pontas do cabelo e causam esse efeito sem vida e que desanima qualquer pessoa, cheguei a pensar em parar de fazer a escova por medo de dar algum problema, ou ficar mais grave. Felizmente notei que as tinturas que eu usava logo após 15 dias de escova progressiva que causava queda e até mesmo o efeito vassoura, e depois de alguns meses sem tingir os cabelos - desde o final do ano passado - eu percebi isso e não fiz mais. 

Bem, agora vamos a duvidas sobre o "Botox Capilar" e Progressiva: 

# Fiz progressiva há um mês e meio, mas a minha raiz já está super rebelde, posso fazer o botox capilar? 
- Quando voltou a fazer progressiva por aqui, a primeira pergunta que eu fiz para a minha cabeleleira era sobre o tal novo "Botox Capilar", e ela simplesmente me respondeu que é a mesma coisa que a progressiva, só que com o nome modificado, dando a impressão de ser algo diferente e muitas pessoas foram experimentar achando ser diferente ou que alisaria de fato mais do que o antigo processo de alisamento. E quando dizem que o formol é um pouco menos ou que não tem, acredite, sempre tem, ou é um pouco ou é demais, impossível o cabelo ficar com o efeito liso por pelo menos de três ou quatro meses sem não ter nenhum produto forte para dar o liso para seus cabelos. 

# De quanto em quanto tempo posso fazer progressiva? 
 - O certo e o recomendado por todos são de no mínimo de três em três meses, mas prefiro esperar dar no mínimo quatro meses para poder alisar, nem sempre a raiz esta grande ou crespa o bastante para alisar, seria gastar dinheiro à toa caso fosse fazer de três. 

# Com o tempo o cabelo se acostuma? Já não fica tão "duro" como antes? 
 - Ao menos foi o que me falaram, dependendo do tempo que você já faz progressiva, o cabelo já vai ficando mais leve e não tão duro como antes. 

# Botox Capilar seria apenas uma hidratação? 
 - Eu não sei, vi alguns vídeos no youtube e no começo acreditei ser diferente, mas em alguns relatos nos comentários do post, falaram ser apenas uma hidratação, já que passa creme, lava, escova e chapa o cabelo. E como manteria o liso assim então? Quem nunca fez progressiva, e não sabe como funciona geralmente você chega ao salão, eles lavam bem sua cabeça, deixam alguns minutos com um produto, você vai pra cadeira ela seca, em seguida passa o produto da progressiva, com um cheiro doce e depois não fica assim mais, o cheiro é bem forte. Depois de alguns minutos, ela seca seus cabelos, chapa eles e finalmente, vai lavar sua cabeça. Acredito que seja um choque térmico terrível, até então, ela seca mais uma vez e pronto, cabelo prontinho. Bem diferente não? 

Bem, eu acho que é isso, ao menos por enquanto sim. Quaisquer tipos de duvida que vocês tiverem fiquem à vontade em perguntar aqui embaixo, vou tentar responder.

4 comentários:

  1. Amei suas dicas e seu blog é lindo parabéns!!

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. super legal o post
    bem explicatido
    bjs

    http://fulana-rosada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu faço plástica de fios... Agora deixei sair e fiz uma queratinização...
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fiz nada relacionado à química no meu cabelo, mas uma amiga já fez escova progressiva e ela adorou o resultado. Bom, não era o que ela queria, exatamente, mas, digamos que aquilo era o máximo que a escova progressiva iria conseguir fazer, haha.

    Um beijo,
    Emily Swan
    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir