slideshow

1 de março de 2013

Os tão polêmicos comentários anônimos - Como lidar?


Já faz algum tempo que eu queria falar um pouco sobre esse assunto, mas pesquisei bastante antes de postar algo e acabar dando o que falar. O assunto de hoje no blog é, aceitar ou não os comentários anônimos? Não é todo dia que os anônimos resolvem marcar presença em algum post nosso, mas é quando o comentário se torna uma ameaça? Ofensivo demais? Acredito que seja um assunto não tão polêmico, mas que tira a paciência de quem é dono de um site, por que não é todo anônimo que aparece para elogiar seu post, alguns vêem com a intenção de falar mal do seu conteúdo e isso tira do sério qualquer um, seja ela calma ou não. Por isso, fiz uma pesquisa por ai e encontrei opiniões diversas, tem blogueiros (as) que aceitam numa boa a opção anônima, mas e quem não aceita? Como lidar com isso? 

O blog "Vida Real da Sam" deu algumas opções de anônimos que podemos encontrar aqui na internet e eu vou citá-los: 

- Anônimos reservados, que querem interagir, mas tem receio de se expor na internet, prefere mil vezes manter sua identidade, estes geralmente se relacionam de forma educada e sem má intenção. 
- Anônimo cauteloso, que te conhece, quer dar um toque não muito agradável e tem medo que afete a sua amizade, geralmente nos criticam, mas apresentam argumentos sólidos no intuito de tentar te ajudar a melhor em algo em nossas vidas, comportamento, blog e etc. 
- Anônimo que não deseja ter cadastro, mas gosta de participar, estes também costumam comportar-se normalmente sem que o anonimato faça diferença no seu trato com as pessoas. 

Esses ainda podem sim ser considerados leves diante do momento em que resolve aparecer aquele anônimo chato, mal educado o qual os nomeiam como "Trolls", passam seus dias e noites infernizando as pessoas com comentários idiotas e geralmente bem ofensivos, já vi diversas pessoas reclamando disso, até mesmo pensando em desistir do blog por uma atitude tão "baka" como essa. Inclusive, a maior parte dos comentários são ameaçadores, incluindo nesse meio os "Cybertalkers", perseguidores virtuais, perigosos e que insistem bastante e isso não acontece somente na Blogosfera, mas também nas redes sociais, criando perfis falsos impossibilitando a identificação do individuo. 

Diante dessa situação, muita gente acaba retirando a opção de comentários anônimos, perdendo muitas vezes os anônimos do bem, e criando uma enorme confusão, prejudicando os leitores e você também. Eu na verdade acredito que tenha lá seus momentos, o meu blog foi criado na intenção de interagir com pessoas do bem, não é de hoje que muitas vezes aparecem anônimos bem intencionados e eu me sinto bem com isso. As opiniões são bem variadas, gosto de aceitar a opinião dos outros mais não posso negar que já perdi a linha com comentários de alguns usuários, sou muito educada até o momento em que criticam algo que eu criei com carinho para as pessoas gostarem e se identificarem. 


A forma de lidar com os anônimos agressivos deve ser uma escolha de cada um, como responder muitas vezes não é uma boa opção, por que muitas vezes pode prejudicar você. Alguns preferem ignorar, outros batem boca, muitos optam por não permitir esse tipo de acesso ou moderar, o certo é agirmos como bem entendermos ou dependendo do momento, não é? 

O certo é não confrontar os Trolls, mas se deseja fazer isso, lembre-se que o espaço é seu, o incomodo é seu e só você sabe o que fazer quando esse tipo de coisa acontece, não costumo apagar comentários e respondo sempre que possível, mas às vezes eu volto alguns comentários e encontro alguns que ainda não havia visto, e fico me sentindo estranha. 

E ultimamente têm aparecido comentários em inglês, o que eu peço para vocês, caso entrem em algum post antigo meu e vejam algum anônimo com um link no final, por favor, não cliquem. Tenho apagado os que aparecem e os antigos fica meio complicado para eu apagar ou dar um jeito. E pra não piorar a situação, eu resolvi não desativar a opção de comentários anônimos, por que, às vezes a gente perde comentários de anônimos do bem e que te deixam feliz, mas infelizmente, ninguém quer se prejudicar também. 

No final das contas, acredito que você, deve organizar seu espaço da forma que você bem entender, lembre-se que, quem manda no site/blog/rede social é você e acima de tudo, ninguém tem nada a ver com isso. E não se deixe abalar por comentários de anônimos que nem mesmo cara o suficiente para aparecer e mostrar-se tem atitude disso. Quando você cria um blog à primeira coisa que deve saber é que, você vai ver e ler coisas que você não esperava, muitas vezes desagradável ou não, sendo anônimo ou não, comentar com qualidade é uma das melhores partes, ter cuidado ao opinar ou dar nossa sugestão. Procurar ajudar e respeitar os outros, ter consciência de que a grosseria não traz bons resultados, se você sempre tiver uma boa intenção. Argumente de maneira educada, assim não perdera a credibilidade, e a sua opinião desde o inicio será respeitada, independente de quem seja. 

OBS: Acho que havia feito esse post já imaginando o que viria a ler por aqui, de qualquer forma, fiquem à vontade em falar qualquer coisa e ao invés de esconderem-se, se mostrem já que tiveram atitude o bastante para comentar em anônimo, ao menos assim poderemos esclarecer as duvidas. :)

2 comentários:

  1. Recebo alguns comentários anônimos em meu blog, mas nunca tive problemas com nenhum - ainda bem ^^
    Interessante seu post, vejo algumas pessoas reclamando sobre isso.
    Moderar os comentários, ajuda bastante.

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Diariamente recebo tres ou quatro em ingles, o que me espanta é que sempre são no mesmo post, e num post muito antigo do blog, por isso vou logo apagando

    ResponderExcluir