slideshow

3 de abril de 2013

Hora do Chá: Um dia - David Nicholls.

  Título: Um dia.  
Autor: David Nicholls. 
Ano: 2011. Páginas: 416. 
Editora: Intrínseca. 
ISBN: 978-85-8057-045-8. 

"Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida." 

 Minha analise: Encontrei esse livro por acaso na biblioteca quando fui renovar a data de um dos que eu tinha em casa, já tinha visto em outros blogs comentários sobre ele, mas no inicio peguei imaginando ser mais uma história bobinha. Para quem não sabe, e pelas minhas pesquisas esse é o terceiro romance de David Nicholls, que antes eu não conhecia e tive a chance de conhecer uma de suas obras, não o considero um lançamento, já que ele fora a ser publicado em 2009, mas só teve chegada no Brasil em Maio de 2011..vejamos, fazem exatamente três anos desde então e só agora eu o tenho em mãos. O livro não pode ser considerado um romance curtinho, ele chega a ser meio enrolado, cansativo, mas me diverti em alguns momentos e me lembrei de diversos momentos meu e eu vou explicar. É possível depois de passar a noite juntos, duas pessoas completamente diferentes, seguirem caminhos diferentes, mas ainda assim, não se esquecerem um do outro? 

Para quem ainda não leu "Um dia", o livro conta a história de dois personagens, Dexter Mayhew e Emma Morley, que se conheceram em 1988, e passaram a noite juntos da véspera de formatura, mas ambos escondiam que estavam preocupados com o dia de amanhã, só desejavam acima de tudo aproveitar aquilo que o mundo escondia, e de fato escondeu muito bem. Dexter se tornou um rapaz rico, que adora festas, viajar, mulheres, drogas, e acredita que tudo isso seja uma forma de obter experiência, mas sabe aproveitar, não de forma moderada, mas descontrolada em diversos momentos. Já Emma, é totalmente o contrário, centrada, que se preocupa com o bem estar da sua vida, mas deseja mudá-la e quer que as coisas sejam diferentes. 

Por mais que pertençam a mundos diferentes, foi impossível esquecerem-se do que houve naquela véspera de formatura, o que tornou e criou uma ponte entre eles inquebrável e que deu história ao livro. Alguns anos se passaram, Emma e Dexter estão longe um do outro e levam vidas acima de tudo, bem diferentes daquelas que eles sonhavam, faziam planos e imaginavam um dia ter. Porem aquele sentimento especial que somente se intensificou com o tempo longe um do outro. Ao longo dos vinte anos que vão se passando, sendo detalhadas pelo autor e pelos personagens, que contam seus dias, suas cartas, ligações, os momentos de romance entre eles dois são narrados perfeitamente e te cativam. Acima de tudo a vontade de ambos é manter a esperança, resgatar as oportunidades perdidas, risos e lágrimas como qualquer outra pessoa que deseja transformar sua vida naquilo que eles tendem a ter de melhor..ou imaginavam que sim. 

Quando trouxe esse livro para casa, não o levei tão a sério, fiquei sem computador por quase dois dias e esse foi o momento exato de eu parar e falar "Cara, eu vou ler, preciso acabar esse livro" e por mais que não tenha conseguido concretizar a minha meta, que era terminá-lo já posso ter minha visão sobre ele. Diferente de muitas pessoas ele não chegou a me cativar como as outras pessoas falaram, de outras resenhas que tive a oportunidade de ler, ele pode ser considerado um livro bom sim, mas uma das resenhas que eu li, o consideraram um livro depressivo, cansativo e que te abaixa à auto-estima diante dos problemas enfrentados pelos personagens. O que é uma pena, mas mal sabem as pessoas que isso atrai e abrem os olhos dos leitores, e acho que diante desse ponto de vista, considerando-o ou não um livro cansativo, depressivo ou devastador, teve gente que gostou da idéia passada pelo autor e outros não. 

O bom de "Um dia" é que você vai passando as páginas sem ao menos perceber, já que são trechos rápidos, descritos com tamanha precisão. Acabei não falando muito da história, comentei meio que por cima sobre ele, mas acredito que só lendo-o para poder entender a questão de visão de outros leitores e fãs do autor David Nicholls. O livro por ser antigo acredito que tenha até em e-book, em bibliotecas - como eu quem tive a sorte de achá-lo - ou algum amigo seu, leia e tente entender, quem sabe se encantar. Se não me engano, tem filme desse livro e tem a nossa fofa Anne Hathaway como protagonista, e interpreta Emma, e Dexter é passado por Jim Sturgess, por mais que eu goste de romance, não gosto de filmes desse gênero e sim livros apenas, não por medo, mas acho que é bobeira da minha parte em certo ponto. Além do mais a capa dele é bem fofa, diferente e dentro dele tem uns detalhes divertidos, misturado em preto e branco que não deu para mim fotografar mas eu vou fazer isso e atualizar a resenha depois para vocês. As letras tendem a ter detalhes em azul, na capa daqui de cima, esta em preto mas não é assim.


(Imaginei essa cena, muito fofa.)

Para quem assistiu se possível me contem o que acharam ou se alguém que vocês conhecem já o assistiu, quem sabe mudo de idéia em questão dele. Em fim, essa é a minha opinião. E já ia me esquecendo de dar mais um detalhe sobre Emma e Dexter, o autor narra acontecimentos de um dia em especifico, no caso dia 15 de julho, que para quem não sabe foi quando o casal se conheceu e foram capazes de perceber somente depois de 20 anos "longe" um do outro, que se amavam. Beijos e boa leitura.

Um comentário:

  1. Nossa gostei da indicação...tb não cheguei a ver =[
    Tenho uma pagina no Face com algumas dicas de moda e make up. Se puder passa lá pra conhecer! https://www.facebook.com/biamunizblog
    Se tiver uma pagina, ficarei feliz em conhecer!!! Bjsss =]

    ResponderExcluir