slideshow

6 de abril de 2013

Opiniões variadas e a sua? e-Books.



Esses dias, me deparei com um artigo de opinião em um blog que me deixou pensando e eu resolvi trazer para cá também por que eu acredito que vocês iriam gostar e iriam poder expressar-se, mas no sentido literário. Quem sente prazer em sentir as folhas do livro passando por seus dedos? O cheiro que cada livro tem e a sensação das histórias que te emocionam. Por mais que seja considerado um hábito meio estranho, uma das coisas que eu aprendi e me acostumei a fazer bastante é cheirar os livros, embora o cheiro seja suave e alguns iriam dizer "Mais tem cheiro de papel igual a todos", é mentira, cada livro tem seu cheirinho e eu já deixei claro no twitter que, meu quarto cheira a livro, não só pela instante que eu tenho pendurada em cima da minha cama, mas também por ter livros espalhados em todos os cantos em que eu fico. 

Além do mais, eu citei ai em cima sobre o fato de sentir a textura das folhas roçando em seus dedos conforme passa página e chega em um capitulo perfeito. Não são só as páginas que vão ficando amareladas, mas não sei como explicar, ter o livro em mãos as vezes é uma ótima pedida, mas tem gente que ou não tem condição, não tem tempo e acaba apelando para e-Books. 

Sim, já ouviram falar aqui quando comentei sobre a novidade provinda da Editora Novo Conceito, já que a maior parte dos seus lançamentos foram publicadas em e-Books, e quando post alguma resenha, trago os links do site Amazon para que vocês conheçam, e vejam seu preço. Para quem não sabe e-book é como se fosse um livro eletrônico, modelo portátil e bem mais fácil de armazenar, podendo serem carregados onde for ou até mesmo em um pendrive, isso é da opção do leitor e da força de vontade também. Quando entra o assunto de dinheiro, o e-Book acaba sendo ainda mais barato por ter sido retirada as variadas etapas para a finalização de um livro. 

Apesar de serem livros eletrônicos, pode ser sim uma escolha vantajosa ou não, ai vai de quem apoia esse tipo de "moda". Por que primeiramente, eu sou péssima ao fato de ficar parada lendo um livro, gosto de me movimentar, deitar, apoiar, virar as páginas delicadamente e muitas vezes, sou obrigada a virar as páginas anteriores para relembrar do que já vi. E nem é todo mundo que tem essa vantagem de poder ler um e-book, eu mesmo apoio muito ao uso dos livros tradicionais, da maneira que elas te pegam, te inspiram, te encantam e deixam um ar doce em tudo que passa, as páginas, não tem outra, não adianta, sou mesmo das antigas, e prefiro ter em mãos uma capa dura e com páginas amareladas e cheirosas. 

E se por acaso a tecnologia chegue de fato e se aprofunde ainda mais a ponto de acabar com os livros? Não aja mais nada como antes, ou melhor, como agora? Muita gente não descarta isso, eu na verdade posso até acreditar mais acabo desconfiando, já que esta tudo muito evoluindo e a cada dia que passa só vejo que isso vai se tornar cada vez maior e vai surpreender a todo mundo, inclusive nós que apoiamos aos livros físicos do que um e-book. 

Não que eu esteja dizendo que, e-book não sirva para mais nada, tanto que o post veio a ser feito e direcionado para falar de opiniões e querer saber também dos leitores. E vocês? O que acham? Suas preferencias?

2 comentários:

  1. Eu prefiro livros. Como você disse, tem o cheirinho das folhas que é maravilhoso e a gente pode sentir a textura de cada uma das páginas. Mas os e-books não são ruins de fato. Eu gosto porque tenho um tablet, então dá pra colocar bastante e-book e ficar carregando uma coisa fininha. Aí eu consigo ter vários livros comigo no caso de uma viagem ou coisas do tipo. Mas ainda continuo preferindo os livros, por todas as sensações que ele me traz.

    Lívia Neves | Livinha's Place - http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro livros. A sensação de você comprar, cheirar, pegar é muito boa. Eu não ando sem um livro ao meu lado :)

    Um beijo,
    Emily Swan
    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir