slideshow

23 de junho de 2013

Falando sobre: Timidez.

 
Hoje o assunto é meio que um debate, e o post vai precisar de vocês para dar dicas para algumas outras garotas, que talvez possam estar passando pela mesma coisa. O assunto de hoje, é: Timidez
Só de ouvir essa palavra o negócio já fica meio tenso, ao menos para quem não consegue se definir tímida, eu mesma, acreditem, sou e até demais e muitas vezes - na verdade toda vez - ser tímida atrapalha muito. Te atrapalha em vários quesitos, inclusive na parte de comunicação com outras pessoas, eu chego a ser tão estranha que muitas vezes tenho medo de até atender ao telefone, ou ligar para outra pessoa, inclusive pessoas que eu não converso. Sou de me socializar fácil com quem permite aproximação, quando vejo que a pessoa esta afim de estar perto de mim e de me ouvir falar e de ser ouvida, eu me solto bastante a timidez pra mim é apenas um apelido. 

Como nunca comentei aqui eu "acabei" - semana passada praticamente - um curso que envolvia hotelaria, algo que tem sido um grande alvo na minha cidade, no caso, recepção. Não que isso seja ruim mas o principal alvo de um hotel é você. Tudo é você, com você e nada mais. 

Ali você será obrigada a se comunicar com diversas pessoas, e desde o inicio a minha professora pegou bastante no meu pé devido a falta de comunicação com as outras alunas. Acredite, durante três meses, nas últimas semanas que eu pude conhecer pessoas legais, e eu me arrependo bastante de ter demorado tanto tempo. No caso, eu posso ser considerada boba de não ter atitude de chegar em alguma pessoa para puxar assunto, como qualquer tímido, vai achar que esta incomodando, atrapalhando, ou não tem papo o suficiente para chegar. 

Falar em público, então? Capaz, é a pior coisa do mundo. Fiz inglês por um ano e tinha apresentações, uma delas, cheguei a chorar de nervoso, errei e simplesmente abandonei ali mesmo. Mas teve outras, além de falar para um monte de freiras e pessoas importantes que envolviam meu curso, era no microfone, pior ainda, não? Acabei pegando aquela dica da minha mãe: Não olhe para ninguém! Foque em outra coisa. No caso, foquei na parede em branco lá no fundo. Todo tímido treme quando é pra falar em público, começa a soar, gagueja, morde as unhas, esquece o que ia falar e acaba deixando para "outro momento". Cria falas na cabeça antes de dormir ou no banho, o que me deixa mais irritada é isso. Além do mais, admita, você é muito negativo e desde de antes começa a falar: Vai dar tudo errado. 

E de uns tempos para cá, vejo que isso só tem me atrapalhado, e não é mais uma gracinha, charme ou marca registrada, eu realmente preciso largar de ser tímida. 

E a primeira questão é: COMO? Eu também me pergunto isso diversas vezes e assim como você, tímida, eu vou tentar dar algumas dicas, que eu recebo sempre e talvez funcionem com vocês e comigo, afinal, preciso seguir para ter resultado, né? 



1.Tente se socializar: É complicado, eu sei. Se aproximar de alguém desconhecido é a pior tarefa. Tímidos geralmente tem amigos, são poucos, mais são verdadeiros. Comece se soltando com eles, falando coisas divertidas, rindo e etc. E ficará mais fácil testar esta técnica com pessoas que você não tem tanta aproximação. 
2. Frente a frente: Recebi estes dias uma dica da minha professora, treinar falas na frente do espelho. Não sei se é uma boa, mas talvez funcione. Nós temos a mania de criar frases na nossa cabeça e no final das contas, não dizer. Fale na frente do espelho, consigo mesma, não decore, não tem graça. 
3. Seja você mesma e fale do que GOSTA: Se você é tímido, não tente fazer gracinhas, isso só vai piorar as coisas. Tem tímido que quando se solta, Meu deus do céu!! Ninguém merece. E quando for estar numa reunião com outras pessoas, sejam desconhecidas ou não, fale do que você goste, não se importe. Não é a toa que eu conquistei um dos melhores amigos sendo assim. Falando e sendo eu mesma. Devagar a gente foi se descobrindo e esta amizade dura já cinco anos e eu fico feliz por isso, ao menos encontramos muitas coisas em comum e nós damos muito bem! 
4. Sair mais: Sair é uma boa opção, você verá gente nova, terá necessidade de comunicação e treinará isso, ou será obrigado - ao menos é o que acontece comigo nos sábados -. 
5. Cuide mais de si mesma: Adianta você largar de ser tímida e não se gostar? Se amar? Eu hoje me vejo uma garota diferente já, recebi um comentário estes dias que me alegrou e me mostrou que tem dado resultado a minha mudança: Como você esta bonita, mais mulher. Pode parecer bobeira mas fez a diferença, por que percebi que além de eu me sentir bonita, outras pessoas também me acham, e completei a minha meta, estou mais mulher agora..gosto mais de mim e me compreendo. 
6. Controle sua ansiedade: Respire em..1..2..3 e solte...quantas vezes for possível, ao menos controlará. Sempre ouvi dizer que, ansiedade mata. E se você não souber controlar em certos momentos, é capaz de ter um ataque. Tem gente que não é tímido e acha que é simples assim se controlar, mas não sabe qual é a sensação de ver aquele monte de gente e simplesmente ter vontade de sumir, abrir um buraco no chão e não voltar mais. Por isso, acima de tudo, controle-se.

Estas são as minhas dicas. Se você é tímido, como eu de preferência e tem alguma dica que recebeu por ai, fiquem à vontade de falar, ao menos escrevendo é mais simples. Acabei esquecendo de falar que decidi criar o blog com este intuito também, de tentar sumir com a minha timidez, ser alguém legal e etc. E muita coisa mudou, embora não tenha feito outras amizades aqui, descobri e vi muita coisa. Agora não tenho mais tanta vergonha de falar algo, ou melhor, escrever. O blog é uma boa pedida para tentar sumir de vez com a timidez, ou praticar ao menos. ^^ 

Espero que tenham gostado.

Um comentário:

  1. Tainá, esse é um dos meus grandes problemas. Eu sou tímida ao extremo. Não gosto de sair com quem eu não conheço e é muito difícil alguém conseguir me conquistar. Às vezes eu me pergunto como eu consegui conquistar os amigos que eu tenho hoje porque eu sou muito fechada. Falar em público? Nunca. A última vez que eu tentei, eu desmaiei. É engraçado, mas essa sou eu. Adorei o post. Beijos.

    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir