slideshow

1 de julho de 2013

Por que, tornar da leitura um hábito?


Estava precisando de fazer posts diferentes, daqueles que possamos debater um pouco, e hoje o assunto não é nada mais, nada menos do que: Livros. Vocês sabem o motivo da maioria das crianças de antigamente, odiarem livros? Acredito que isso se tornou uma pergunta muito frequente pra mim. Já que antes, não havia tanta divulgação e facilidade para as crianças puderem ter contato com o mundo da leitura. Livros eram caros - alguns ultimamente continuam - e não eram tão acessíveis como é hoje em dia. Não era todas as famílias que tinha condição, livros eram apenas nos colégios, para estudo, e fora dele, ler não era importante. Pode-se dizer que algumas crianças acabaram a escola e nem mesmo sabem ler, talvez por isso o ódio por ler. 

Eu demorei muito pra aprender a ler, enquanto as crianças da terceira série, alguns mais velhos e outros mais novinhos que eu, já estavam lendo livros enormes sem ilustrações. Eu gaguejava muito, enrolava as palavras, e talvez a minha timidez naquela época, só tenha crescido por isso. Minha mãe desde aquela época, me influenciava para ler - embora ela mesma não goste de ler hoje em dia - e também minha tia, que trazia livros de todos os cantos, queria me ajudar e me ver bem. Foi somente na quinta serie, onde passei a frequentar o reforço na parte da tarde, que eu aprendi a ler, embora depois de grande, eu leia bem, mas ainda tenha dificuldade com algumas palavrinhas, mas é por nervosismo mesmo que isso acontecesse. 

Com o mundo de hoje, acredito que a maioria das mães já influenciem seus livros a ler livros de diversos tipos. Desde aqueles ilustrados aos hoje, em dia, livros que antes não eram comentados mas a gente nem imaginava que chegaria nas mãos das crianças de hoje. Livros estão por toda a parte, ler, tudo é necessário, leitura. E é impossível falar que isso não vai se tornar um hábito. As vezes, quando você esta super para baixo, você lê um livro, uma frase, um texto, ele é capaz de mudar seu dia completamente. Eu sei disso por experiência própria. Eu só quero que as pessoas entendam que, ler, não é somente uma coisinha. 

Ler não deve ser algo forçado, deve ser espontâneo e a pessoa deve-se sentir na vontade disso, sem ser pressionada. Ler, não deve ser somente naquela hora e pronto, deve acontecer em outros momentos, ler te inspira, ler pode te mudar e te colocar lá em cima. Já chega desta de ler livros apenas na escola por que mandaram, ou algo do tipo. 

E a minha dica para quem esta querendo tornar da leitura um hábito: Procure algo do seu gênero, procure algo que combine com você. Vá do mais simples, ao mais difícil, se desafie. Você irá se encontrar. Afinal, existe livros de tudo o que é tipo, impossível não ter nada pra você. ^^

2 comentários:

  1. Acho super importante o hábito da leitura. É como dizem, um leitor não tem apenas uma vida, tem mil. E você tem toda razão, ler inspira as pessoas de modo tão cativante!

    Post novo, da uma olhadinha?
    viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii, eu amo ler livros, acho muito importante desde cedo as mães incentivar seus filhos ler livros, tomei gosto pela leitura depois que eu conheci esse mundo de blogs, sempre via as blogueiras fazendo resenhas de livros, e decidi ler uns livro e ameiii.

    http://beautygirl-modafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir