slideshow

10 de setembro de 2013

Resenha: A Probabilidade Estatística do amor À Primeira Vista - Jennifer E. Smith.

Olá! Já fazia um tempo que eu não lia em PDF, na verdade não que eu tenha sentido falta, ter o livro físico é mil vezes melhor do que passar horas sentada na frente do computador para ler. Mas tem lá suas vantagens. Vamos a resenha? 


Titulo: A Probabilidade Estatística do amor À Primeira Vista Autora: Jennifer E. Smith. 
Assuntos: Literatura Estrangeira / RomanceNúmero de páginas: 224 (Físico) PDF - 248Selo: Galera
 ISBN: 9788501095442 Ano: 2013Preço Sugerido: Submarino

AVISO: Aos que gostam de ler, e estejam interessado em ler o livro mesmo que em PDF, peço que cliquem aqui e tenham uma boa leitura: Leia aqui.

SinopseÀs vezes a gente tem um clic e percebe que tudo mudou. Por uma coincidência. Uma fatalidade. Ou algo trivial. Nada será como antes. É exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver.  Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. E quatro minutos podem MESMO mudar tudo.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  

Você ai, gosta de romances assim como eu? Se a resposta é sim, espero que goste da resenha e se interesse pelo livro assim como eu a partir de agora. Hadley é uma garota como qualquer adolescente de ensino médio, que tem seus problemas pessoais, familiares e até mesmo amorosos, embora nova. E um destes problemas, resumindo tudo tem dois nomes: Separação, superação. Embora sejam palavras parecidas, tem seus significados bem diferentes, e ela de alguma forma não aceita muito bem isso após descobrir que o pai esta prestes a se casar em Londres com uma mulher desconhecida, mas que tentou se aproximar dela de todas as formas, mas Hadley não aceitou essa separação muito bem. Diante de todos os problemas, a viagem é um deles também.

Sua briga com a mãe mais cedo, os atrasos ocasionais e que diversas formas ela deixa claro que poderiam ter sido propositais, mas não puderam ser, mas tinha um motivo pra isso tudo, estava para acontecer algo que ela nunca imaginaria. Tendo perdido o horário do avião, acaba ficando presa no aeroporto a maior parte do tempo esperando o próximo voo, até que "sem querer" conhecer Oliver, que se dedica em ajudá-la naquele lugar, e ambos conversam bastante, ficam cada vez mais próximos um do outro. Não só no aeroporto, mas no avião as poltronas são próximas e com uma "ajudinha" eles ficam cada vez mais juntos e sabe o que isso acaba se tornando, né? Uma paixão a primeira vista. Embora Hadley tente fazer a ficha cair e perceber que tudo isso não vai virar nada, e que o brilho nos olhos de Oliver não são motivados pelos ótimos momentos que tiveram dentro daquele avião.


Nesse meio tempo, eles se conhecessem melhor, falam um pouco sobre a própria vida, seus problemas, Hadley sobre a separação do pai e do ódio que cresce cada dia mais, da necessidade de se manter longe dele, mas também tem Oliver, que diz estar indo a um "casamento", mas não necessariamente é isso, já que ele tenta também não falar sobre o pai, que também odeia, e embora não saiba o motivo, Hadley tenta não pressioná-lo.

Quando a viagem acaba, ambos se perdem na saída, Oliver a beija e de alguma maneira aquela menina percebeu que foi o último beijo dos dois, e que realmente não era para acontecer. Mas será que seria assim mesmo? Será que aqueles quatro minutos de atraso realmente fez a diferença na sua vida? E faria com que ela repensasse tudo? Se tivesse sido diferente ou se tivesse chegado na hora certa? Não teria conhecido Oliver e se apaixonado por ele.


Hadley é a protagonista de toda a história, achei interessante a idéia da Jennifer em deixar bem visível o ponto de vista dela diante da separação e como se sente inconformada por isso. Não vou dizer que foi a primeira vez que não consegui me identificar com ela, embora ela seja uma garota como qualquer outra que enfrenta de tudo um pouco, impulsiva e que tenta não ver as coisas ao seu redor, inclusive o ponto de vista dos outros. Ela conseguiu me irritar em alguns momentos, mas não a ponto de querer parar a leitura, que é bem leve, gostosa e que se desenrola rapidamente. Realmente gostei da "reviravolta" que acontece no final do livro, da atitude tomada pelo pai em tentar reconquistar a filha e fazer com que goste da madrasta Charlotte, que também tenta conquistá-la sendo ela mesma. 

Não consegui devorar o livro em um único dia, terminem em três por que peguei numa sexta-feira, mas quem pegar firme consegue encerrar este livro e horas, sério. Oliver conseguiu me conquistar, mas não tanto quanto o pai de Hadley, sua atitude fez a diferença no livro e me deixou bem feliz, um pouquinho emocionada, mas bem de leve - é possível isso? ;3; -

Enfim,
A Probabilidade estatística do amor à primeira vista, por, mas que tenha um nome enorme é um livro "pequeno" no quesito páginas, mas que trás coisas legais, não que vá ficar marcado, diálogos inteligentes, um romance leve, fofo, meigo, e que vai te conquistar se você gostar de romance. Que nos motiva a aprender a perdoar as vezes, e correr atrás daquilo que a gente acredite que valha a pena, não importa o que os outros achem, que sua mente diga não, faça. Perdoe, a vida consegue nos surpreender em minutos.

E no final das contas eu acabei me perguntando em diversos momentos: Diabos, por que isso não acontece comigo? Será que é por que eu nunca tive um amor à primeira vista? Ou por nunca ter saído daqui? 

OBS: Uma parte do texto ficou rosa, acredito ser erro ou problema no Blogger, que por sinal tem tirado a minha paciência, por isso peço desculpas por isso. 

Nota Final:

 

Um comentário:

  1. Eu o li em inglês, foi o primeiro livro em inglês que li, na verdade, e estava louca para vê-lo em português pra saber como é realmente, então obrigada por divulgar o link, será muito útil. Achei que é uma leitura bem leve, mas que tem alguma coisa que encanta, sabe?

    ResponderExcluir