slideshow

25 de outubro de 2013

Sobre Enem - Dicas importantes.


Quem já fez o Enem? Eu fiz no ano passado e acreditem, eu tirei minha experiência com essa prova de dois dias, e fez muito resultado na minha vida agora em 2013. Quando eu fui praticamente obrigada a fazer a minha inscrição na escola e fazer uma prova que jurava que não fosse mudar o rumo da minha história quando terminasse o terceiro colegial, me surpreendi ao perceber que por mas que seja dois dias de prova, seja algo longo demais e cansativo, não me arrependi nenhum pouco de ter feito e percebi que foi uma oportunidade muito boa pra mim aprender mais e compartilhar isso com outras pessoas.

Sou péssima em dar dicas e acredito que se tratando do "Enem", é difícil, por que cada um tem uma maneira de tratar e reagir quando o assunto é estudo e provas que necessitam de uma grande capacidade de raciocínio"rápido". E diante destas poucas mais essenciais dicas de quem já passou por isso, vou tentar explicar para vocês como funciona essa prova, ok?

# o1. Não é obrigatório, mais deveria.
- Sério, Enem deveria ser algo obrigatório a ser feito quando se chega no terceiro colegial. Primeiro porque: Quando chegamos no último ano do ensino médio, aparece aquelas diversas duvidas, inclusive o que realmente queremos fazer quando tudo aquilo se encerrar. Eu tinha muitas opções mais a falta de oportunidade aqui onde eu moro, sempre colocava o pé na frente e atrapalhava tudo. O Enem além de abrir as portas pra você e te mostrar um novo mundo surgindo bem a sua frente, te faz perceber melhor as coisas e ver que nem tudo gira ao seu redor. Enem te dá a chance de testar seus conhecimentos e ver se realmente aprender aquilo tudo que você estudou durante estes anos. É algo surpresa inclusive o contéudo da prova, e é muito legal isso, por que é bom se surpreender, excitante, e eu amei.

# o2. Não é tão ruim quanto parece. 
Antes de eu fazer o Enem, vi muitos comentários, dicas e ouvi coisas que sinceramente? Não era para tanto. A prova é difícil? Sim, um pouco, mais não é nada que ninguém seja capaz. 

# o3. Estudar?
Sim, estude. Eu fui um pouco "descuidada" neste quesito, estudei uma semana antes da prova e no dia, por incrível que pareça eu fiquei muito tranquila, fui fazer a prova sem pressa e acabei saindo de lá antes de muita gente e me sai muito bem. Tive oportunidades com a minha nota oficial de fazer duas coisas que eu queria muito, mais tive que desistir, infelizmente - Radiologia e Enfermagem -. Pesquise no Google os temas possíveis para cair no Enem 2013, redação, e procure provas de quem já fez ela e tente respondê-las. Eu acabei não fazendo isso, mais grande parte da minha matéria do ano passado do terceiro colegial, eu usei em alguns momentos e foi muito bom ter pegado pra estudar uma semana antes, enquanto outras pessoas faziam isso meses antes. Pesquise muito também ver jornais na tevê e ler eles também, assuntos da atualidade é que pegam neste momento e tem gente que simplesmente não gosta e não vê necessidade, mas faz diferença. Eu já tinha o costume de ver jornal e ler as noticias seja na internet ou em jornal mesmo, isso só intensificou. 

# o4. Redação essencial.
Acredito EU que "redação" é um dos quesitos mais importantes e validos na prova do Enem. Primeiro porque ali eles estão treinando seu conhecimento sobre um tema, que geralmente te pega de surpresa e é algo que me pegou desprevenida no ano passado mas acho que fui muito bem. Faça redações em casa, de algum tema que te chamou a atenção, pesquise a respeito, se aprofunde, independente do tema, escreva. Eu fiz muito isso e não me arrependo, e olha que na época eu não lia livros como agora, deveria, mas não sentia vontade. 

# o5. Atento ao seus erros.
Tem dificuldade em algo? Procure aprender e entender melhor e melhorar também. Sempre tive muita dificuldade quando o assunto era diferenciar palavras, colocar virgulas e pontos na hora certa, e inclusive alguns outros quesitos que para a gente, era bobeira, mais na hora desta prova, vale tudo. Tire suas duvidas com alguém que entenda, se ainda estuda, marque e pergunte para algum professor e debata isso com outras pessoas.

# o6. Pesquise sites.
Eu indico desde o primeiro post o "Guia do Estudante" pra você entrar mais a fundo em determinados assunto e inclusive sobre o Enem. Lá tirei muitas duvidas e é importante isso. Existe livros inclusive que são encontrados em biblioteca ou até mesmo alguém tenha, que falam sobre alguns assuntos que na internet, não são tão intensos e tão aprofundados. Descobri estes dias um site também super legal pra você fazer uma especie de "prova online". Todos as categorias do Enem são possíveis fazer neste site, e inclusive, tem um tempo. Por que é necessário ter na cabeça um tempo certo pra fazer as questões, demorar demais só vai te atrasar. Por isso recomendo o "Geekie Lab", caso não conheçam, experimentem. Preciso voltar lá pra testar de novo meus conhecimentos.

# o7. Tenha calma.
Ficar afobada não vai mudar nada, acredite. Faça com calma a prova, mais impossível que seja. Não terá relógios em volta de você e nem adianta tentar sair antes por que, a prova tem um horário estipulado pra você sair, por isso, mantenha a calma. Tente ficar apenas focada na prova, pense que vai ser bom pra você e além de adquirir conhecimento passando por algo grande, e por mais cansativo que seja, vocês não irão se arrepender de ter feito algo. Eu mesma me arrependo de não ter me escrito este ano, acabei chegando na conclusão de que iria querer fazer quando a data de inscrição já havia acabado. Por isso não percam essa oportunidade. 

Para quem não sabe a prova será nos dias 26 e 27 de outubro, no caso, sábado e domingo totalmente voltados para a prova mais importante do pais. Pelas notícias o cartão de confirmação e com o local da prova já está sendo entregue, por mais que demore, ele sempre chega. Fiquei muito preocupada com medo dele não chegar, mais se não me engano cheguei a conseguir ver até na internet o local da minha prova, era perto de casa e por mas que tenha me perdido no caminho, consegui chegar e fazer tudo certinho. Vou estar atualizando o post com outras dicas, então aguardem um post maior que este, não me xinguem, ok? ^^ Espero que tenham gostado das dicas, elas foram fundamentais.

OBS: Quer ler os dois outros posts que eu falei sobre o Enem? Leia aqui e aqui

Um comentário:

  1. É isso aí! É como eu disse para um amigo, o ENEM não é difícil, o ruim dele é a repercussão. Tem que fazer com calma e focar na prova ;)

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir