slideshow

5 de novembro de 2013

#Resenha: Cidades de Papel - John Green

Não sou a única que é fã do autor John Green, além dele ter sempre idéias legais e seu conteúdo ser o máximo, ele parece ser um autor não só foda, mais também tenta atrair os leitores a gostar dos outros lançamentos. Como tenho lido bastante e tenho lido principalmente pelo computador, resolvi ler um que havia encontrado pra baixar mas não tinha tido coragem pra pegar e ler ele de uma vez, por que eu ando totalmente sobrecarregada de tanto conteúdo considerado bom demais! Por isso, usei minha sexta/sábado/domingo pra terminar de ler "Cidades de Papel", e queria muito comentar com vocês sobre este livro.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
AutorJohn Green | TituloCidades de Papel | ISBN9788580573749
SeloIntrinseca | Ano2013 | Número de páginas368 | AssuntosROMANCE/FICÇÃO
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Sinopse:Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. 

Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
John Green falando sobre o livro> Aqui
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

John Green é autor de mais duas obras super conhecidas e que eu tive a oportunidade de ler e me encantar muito. Achava apenas que ele precisava quebrar um pouco a sintonia e mudar essa história de matar os personagens praticamente principais e fazer com que nos sentimos muito mal. Quando comecei a ler "Cidades de Papel" eu fiquei meio com receio de chorar e simplesmente me decepcionar com essa nova trama, mas não foi exatamente isso que aconteceu, mais a leitura no começo se tornou agradável e no final? Me decepcionou muito e eu fiquei chocada, porque eu sabia que deveria ter parado de ler ele na metade, mas eu precisava saber o final e entender o que realmente aconteceria.

Neste livro, conheceremos Quentin Jacobsen, que tem uma paixão meio estranha pela sua vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Por mas que se conheçam desde pequeno, ela se afastou sem motivo obvio, acreditando ser à força do tempo ou talvez o fato de Margo ter feito outros amigos e usá-los praticamente, ele tentava não se aproximar mais era meio impossível esconder frente aos amigos aquele sentimento, deixando-a de escanteio e tornando-a uma desconhecida. Até que um dia, Margo aparece na sua janela com o rosto pintado, convocando-o para uma espécie de aventura-de-vingança-engenhosa e ele? Claro, aceita no mesmo instante.



Passando grande parte da sua madrugada com a garota que é encantado, Quentin descobre que de alguma forma não conhece tão bem assim aquela garota a qual viveu por dezoito anos morando bem ao seu lado, que encontrou junto dele um homem morto e que agora, após aquela noite perfeita e intensa, descobre que simplesmente sumiu. Achando que os sentimentos e os acontecimentos em sua vida, haviam mudado, decepcionando-se de imediato. Margo sempre foi de deixar dicas sobre seu paradeiro, sendo que esta não é a primeira vez que foge e deixa todo mundo espantado, acreditando e passando por muita coisa em sua cabeça, inclusive de que ela poderia estar morta, Q resolve ir atrás dela e encontra algumas pistas, e tenta descobrir também se foi de fato deixado para ele encontrá-la. Por mais perigoso que seja este caminho enigmático e torturoso, Quentin não desiste em momento algum, e quanto mais descobre, mais vai descobrindo também sobre Margo, e percebe que não a conhecia tão bem assim.

Quentin, conhecido também pelos seus amigos de "Q", é um personagem muito fofo. É super inteligente e cresceu muito no decorrer da história, o que era necessário pra quebrar um pouco o clima estranho e cansativo que o livro tomou ao ficarem apenas focado em Margo. Uma garota de dezoito anos de idade e muito esquisita aos olhos de quem começar a ler. Dinheiro, ser conhecida, família, faculdade, e acha tudo superficial demais, por que ela também é mas não se aceita assim. Por mas que no inicio você pense que ela é como qualquer outra menina e descobrimos que ela é simplesmente despreza tudo aquilo em sua volta. E que no final das contas ela não queria ser encontrada por ninguém. Desde quando era pequena e encontrou aquele homem morto junto de Q, ela começou a escrever uma espécie de história voltada em Quentin, ela e uma família perfeita, sendo que a dela não era perfeita e encantadora.


O livro em si tendo uma ótima trama e personagens muito bem construídos e acho que isso que me prendeu a continuar lendo ele até o final e esperar tanto de uma coisa que não acontece. Precisava sim de um livro todo cheio de mistério mais em diversos momentos achei e tirei conclusões precipitadas de que tudo daria errado, e por mas que não tenha dado errado, não suspendi a minha leitura e critiquei muito o livro ao achar que continuaria e estava já lendo as "notas do autor". :(

(Porque você faz isso John? Porque?)

Mais fora essa coisa toda, essa bola decepcionante de criar expectativas demais em um livro. John Green retrata muito bem a amizade forte de Quentin com os outros amigos, a nostalgia de estar em pleno terceiro colegial e pensar que tudo não vai ser mais como naquele último dia na escola, e que eles vão para a faculdade. Caminhos diferentes. Ouvimos muitas histórias engraçadas e é impossível não rir em determinados momentos com o tanto de bobeira que os três falam. Descobri muitos autores citados no livro todo e muitas músicas comentadas que deixam tudo mais sensível e quebram um pouco aquele clima tenso. E pensar que como sempre John Green consegue nos pegar com suas metáforas, os títulos dos seus livros são sempre explicados nos livros e você lendo você entende tudo com uma intensidade total!! Por isso, recomendo e penso como sempre!!! Por favor, não coloquem expectativas neste livro, indico para quem quer simplesmente ler por ler e não ler por que te indicaram e por ser fã de John Green assim como eu.



Leia as resenhas dos dois outros livros do autor. 
~A Culpa é das Estrelas - John Green | ~Quem é você Alasca - John Green

Nota Final: 

Um comentário:

  1. Eu não sei se vou gostar desse livro. Li A Culpa é das Estrelas e não me impressionei. Ok, mate-me!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir