slideshow

11 de fevereiro de 2014

#Resenha: Quando eu era Joe - Keren David

Este livro faz parte dos "presentes" que a Editora acabou enviando, é um dos lançamentos e estará sendo resenhado por mim, Tainá Eugênio e espero que gostem. 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Autoras:  Keren David Titulo: Quando eu Era Joe | ISBN:  9788581633398
Selo:  Agir | Ano2011 | Número de páginas: 320 | Assuntos: FICÇÃO/Thriller
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Sinopse:  Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Após presenciar um crime do qual jura não ter cometido, Tyler, mais conhecido como Ty acaba sendo obrigado a entrar em um programa de proteção a testemunhas, até que chegue o momento certo, ele acaba se tornando outra pessoa, mudando de aparência, cidade, escola, deixando tudo para trás, afetando não só a sua vida, mais a de todo o resto da sua família, que o ama muito. Tornando-se Joe e sem saber por quanto tempo sentirá aquela segurança de antes, ele faz planos, mesmo que com medo, de manter essa nova vida que ele tem, de fazer amigos, crescer até um determinado ponto mas sem chamar a atenção, já que qualquer deslize irá obrigar ele e a sua mãe a mudarem novamente. Ele tem que manter um status no seu colégio, mas é meio complicado já que boa parte das garotas o considera um "gato", tornando-se o centro das atenções e participando de algo que ele queria muito, que era correr.

Tornando-se o melhor, o mais rápido, o melhor em natação, mas sempre o problemático Joe que ele tanto fala, mais sem se esquecer que dentro dele, tem o antigo Ty.


"Quando eu era Joe" é o primeiro livro de uma série, além de ser aparentemente o primeiro livro de estreia da autora Keren David, que conseguiu me surpreender com uma escrita perfeita e encantadora. É certo que não se deve colocar expectativas na narração, mas ela conseguiu me conquistar de tal forma, se colocando num papel e entrando num tema ainda não visto em qualquer outro livro, retratando este problema, a segurança, problemas que os jovens se infiltram mesmo que sem querer. Nunca fui fã de livro com tom policial, mais conhecido como thriller, tanto que abandonei "Sangue na Neve" por estranhar este tipo de linguagem e o conteúdo dentro dele, mas acabei gostando tanto deste livro, dos personagens dentro dele, que eu passei a querer mais e mais. Claro, o livro tem lá seus defeitos, a enrolação mas ao mesmo tempo aquele suspense delicioso, que eu juro, perdi as contas de quantos frios na barriga eu tive, imaginando que aconteceria tudo de uma vez só que a Keren, colocou tudo de hora em hora para acontecer.

O livro é simples, nada de complexidade como vocês devem estar pensando, não estraga o livro e muito menos um personagem que só tende a crescer e se depender, vai crescer sim e se tornar meu personagem preferido, e quem sabe o meu livro também? 

Ty tem características de um adolescente, não demonstrando de forma alguma ter apenas 14 anos e ter vivenciando tanta coisa em tão pouco tempo de vida. Ele é muito forte mas ao mesmo tempo, com seus pensamentos, e atitudes, percebemos apenas um garoto carente e feliz com a vida que tinha até o acontecido. A autora nos coloca a par dos dramas da sua vida, desde os problemas afetados a mãe Michelle, que acompanha o filho e como toda mãe, sempre está ao lado dele, independente do que aconteça, mas também esta ali pra abrir seus olhos e falar quando está errado, mesmo que ele passe a não comentar tudo sobre a sua vida, escondendo fatos, problemas, acontecidos do colégio. Mas como sempre, a culpa é do afastamento da vida real, da vida que tinham. Só que Michelle não é forte o bastante, as vezes te surpreende, inclusive no início pela maneira egoísta com que tratou a situação, se descuidando.

Algo que me chamou muito, mais muito mesmo a atenção foi o fato como ela apresentou Tyler, sendo um garoto carinhoso, feliz e preocupado, mas mostrando a nova versão de Joe, um garoto agressivo, encrenqueiro e que não fica quieto pra nada, quebrando tudo ou qualquer barreira que o impeça de fazer aquilo que lhe der na cabeça, desrespeitando a mãe, criticando-a, mas amando-a, só que acreditem ou não, sou mais o Joe ao Tyler antigo. Devagar você vai descobrindo coisas que alguns dos dois - Tyler ou Joe - não conseguem contar de forma alguma, é uma descoberta grande o bastante pra você parar, refletir, ler de novo e ter certeza se era aquilo mesmo que você leu. Enfim, o livro é baseado em uma narrativa, mostrando a transição de Tyler a Joe, e a descoberta de quem ele é realmente. 


Confesso que quando peguei o livro, demorei muito pra sentar e ler ele todo, fiquei enrolando bastante e com aquele desejo de ler qualquer outro que não fosse esse, só que teve um dia em que falei pra mim mesma, que deveria me sentar e ler ele, adiantar todo o tempo perdido na leitura e acredite ou não, não me arrependo de ter lido ele e espero a continuação ansiosamente. Só espero que não demore muito para o lançamento, e que chegue logo novidades sobre uma possível continuação e que é claro, a autora não nos decepcione e nos atrase. A capa é muito bonita, diferente assim como a própria história e que se encaixa perfeitamente. Se você curte história de polícia, livro com uma pequena dose de ação e auto-critica, que chega a ser inovadora pelo tema, você vai adorar conhecer Joe..ou melhor, Ty.

Nota Final: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário