slideshow

21 de novembro de 2016

Preconceito Literário - Por que?




Todo mundo é crítico, querendo ou não. Como também todo mundo tem sua opinião formada sobre algo, só que nem todo mundo expõe sua opinião, porque existem pessoas mais contidas e outras mais desinibidas. Eu não sou contra expressar sua opinião, mais acredito que seja um grande passo na sua vida, porque irá ter momentos que você precisará falar o que acha o que não gosta, ou o que você simplesmente não quer.

Quando eu pensei em fazer o post sobre “Preconceito Literário”, pensei em tudo o que poderia colocar aqui, sobre o que falaria, e embora não tenha sofrido, acho que no final das contas quem pratica muito o ato de ser preconceituosa, sou eu, e é meio que sem querer. Todo mundo tem um gosto literário, até mesmo quem não gosta muito de ler tem seu tipo preferido de livro e categoria também. 

Infelizmente as pessoas preconceituosas costumam acreditar que, ao criticar um determinado livro que TODO mundo gosta ou leu, você sempre será o correto. Não é correto insultar um livro só porque todo mundo leu, gostou ou chorou, ou até mesmo intitular ele ruim porque você simplesmente não se encontrou com aquele livro.  Logo que me tornei leitora assídua, tive a oportunidade de me entregar a vários tipos de categoria literária, cheguei ao ponto de ir à biblioteca e ir aos livros mais antigos, de autores clássicos e super conhecidos, até os livros nacionais que não chamariam a atenção de ninguém caso não me indicassem. 

Minha mente sempre foi aberta para qualquer assunto, conversa, e principalmente para livros. Qualquer um que alguém me indique, independente da categoria eu vou procurar saber, ler um pouco para ver se vai me agradar e caso não me agrade, infelizmente eu abandono, o que é muito errado, porque a história muda do começo ao fim.  Só que, sempre tive um gosto para um único tipo de categoria, adoro romances, suspense, um bom drama, e sou muito fechada para livros de ação e etc.
Foi ai então que imaginei que, se caso você for numa livraria, são pouquíssimas as pessoas que vão atrás de livros clássicos e de autores antigos, porque elas sempre vão atrás de lançamentos recentes e autores novos por diversos motivos, seja por indicação ou por ter lido a sinopse ou resenha de alguma editora ou blog, e gostou.

Embora eu seja assim, prefira os recentes e os autores de hoje em dia, não posso negar que passo horas lendo textos da Clarisse Lispector, Caio Augusto Leite, Augusto Cury, Friedrich Nietzsche e até William Shakespeare, que são pensadores conhecidos e eu gosto muito. 

Só que a tentativa de empurrar o jovem leitor para ler o que você INTITULA ser bom para VOCÊ, só torna para o leitor uma obrigação para agradar, ao invés de ser algo espontâneo. A pessoa vai ler, com má vontade, e no final das contas criará aquele bloqueio literário que ninguém gosta. Portanto, leia o que você quiser, independente que seja um livro que todo mundo está lendo, ou um que ninguém nunca ouviu falar. Mais não feche a mente para outras categorias. Leiam sem medo de serem julgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário