slideshow

14 de janeiro de 2017

Resenha: Por Lugares Incríveis. - Jennifer Niven.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.


Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Editora: Seguinte | Ano: 2014 | Nº de Pg: 408 | Autora: Jennifer Niven | Categoria: Literatura Juvenil 

Por Lugares Incríveis apresenta Theodore Finch e Violet Markey, dois jovens adolescentes que estudam no mesmo colégio e são totalmente diferentes um do outro, mais ambos tem o mesmo objetivo: querem se matar.

Pode-se dizer que Violet tinha uma vida perfeita até acontecer um acidente de carro, ela sobreviver e a irmã não. E após a perca da irmã Eleanor, Violet conta os dois para que a escola termine e ela possa fugir de tudo que a cerca, principalmente da cidade da irmã e a culpa também. Antes do acidente ela costumava ser popular, mais acaba se isolando de tudo e todos e só tenta agora levar a vida que perdeu o sentido sem a irmã que era sua melhor amiga e sempre estava ao seu lado.  Ela conhece Theodore após subir na torre do colégio e estar prestes a pular, e assim como ela, ele também tem a mesma intenção.

Theodore é conhecido e chamado por “Aberração” e é o mais esquisito da escola, depressivo, ansioso, se veste estranho, fala diferente, some do nada e aparece do nada, sempre está envolvido em problema. E tem uma família "problemática" assim como ele. E com isso vive tendo pensamentos de como seria morrer, e naquele dia em que subiu na torre do colégio teve certeza de que este era o dia perfeito para se morrer. Só que ao invés de pularem, ele impede Violet de fazer isso, por mais que os boatos na escola se espalhem de que foi Violet quem o ajudou a não pular, até porque ele quem era o problemático, e ninguém imaginava que Violet, a querida do colégio estaria pensando em se matar. E foi assim que eles se conhecem, e Theo aproveita da aproximação para convidar Violet para ser sua parceira em um trabalho de geografia. O trabalho consiste em visitar os pontos principais e famosos de Indiana. Embora a garota não queira, ela acaba cedendo e à medida que ambos vão se conhecendo melhor, encontram o que precisavam um no outro.
Para começo de conversa eu demorei muito para iniciar a leitura de “Por Lugares Incríveis” porque achava que seria mais um livro que não me conquistaria e que seria apenas mais um que eu leria e não me prenderia. Só que foi totalmente o contrário!
"Conheço a vida bem o suficiente para saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Não podemos impedir nós mesmos de ir embora."
Já havia lido algumas resenhas e recomendações de outros blogs literários e tinham boas críticas a respeito deste livro. É o primeiro livro de Jennifer Niven que eu leio e achei fantástico! Não tem uma palavra que expressaria melhor do que, fantástico, a não ser perfeito. É o segundo livro que leio que aborda o assunto “suicídio” e embora seja um assunto ruim de ser abordado e trágico, encontrei vários tipos de coisa dentro de um livro só sem ser morte ou suicídio. Encontrei Recomeço amor, dedicação, depressão, sofrimento, dor, encontrei amizade, encontrei autoajuda mais que não foi o suficiente para manter a vida e o amor entre duas pessoas.
  
Quando comecei a ler este livro eu imaginei que seria mais um romance exatamente igual ao “Quem é você, Alaska” de John Green, porque acreditem, cheguei a um ponto do livro que já sabia o final e tive medo de continuar lendo, mais segui a leitura, e sim, chorei porque não era algo que eu queria ou esperava. Via-me feliz com o amor de Theo e Violet, ela era exatamente o que ele precisava o apoio necessário para seguir com seus planos e sair daquela depressão que o cercava e o tornava outra pessoa a cada momento. Infelizmente são poucos os livros que relatam tão bem o assunto depressão e suicídio, até porque ninguém quer falar sobre ou estar presente se algum dia alguém pensar nisso. Mais nunca se sabe quando alguém está precisando de um apoio ou de você. 

O livro intercala a narrativa entre Theo e Violet, ambos descrevem exatamente e perfeitamente o que sentem em todos os momentos, desde quando estão sozinhos, até o momento em que estão juntos o que flui a leitura e te prende de maneira fantástica e assustadora. Os lugares em que os dois visitam são lugares lindos, com histórias e significados que para os dois fazem total sentido, principalmente para Theo.
"Aprendi por experiência própria que a melhor coisa a fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam."  
 Vemos a evolução de Violet que se torna uma garota melhor com a presença de Theo, que a incentiva a ser feliz, a seguir com a vida e não desistir.
Enfim, poderia indicar este livro para quem está com problemas ou sofre de depressão, mais eu não sofro de nada disso, mais todo mundo tem dias ruins e mesmo que não cheguem aos pés de um problema sério, é bom ler e sentar para refletir sobre a gente, sobre a nossa vida, sobre os nossos dias, sobre a nossa existência.
  
O que eu adorei neste livro é a referencia literária que a autora incluiu na história. Os personagens citam trechos de livros e é lindo! Mesmo com um final de cortar o coração de todos, até os de gelo, tudo se encaixa, pessoais reais, sentimentos reais e intensos. Não há palavra melhor para descrever a sensação de agradecimento por ter tido a chance de ler uma obra tão perfeita e boa! Por Lugares Incríveis trás uma mensagem forte por trás do amor, e causa um impacto na sua vida, ou melhor, na vida de qualquer um que tiver a chance de ler. 
  
Apenas leiam.  
NOTA:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário