slideshow

4 de janeiro de 2017

#Resenha: P.S.: Ainda Amo você - Jenny Han

Como parte da minha promessa, trago a resenha da seqüência de “Para Todos Os Garotos Que Eu já Amei” da autora Jenny Han. Gostei muito da escrita da autora, por isso resolvi procurar a continuação do livro, e ter um final digno, não é?

Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em Para todos os garotos que já amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em P.S.: Ainda amo você, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois. 

Editora: Intrinseca | ISBN9788580578690 | Ano: 2016 | Nº de Pg: 304 | Autora: Jenny Han | Categoria: Romance, Ficção, Juvenil.

P.s. Ainda Amo você é um livro bem jovem, assim como o primeiro da autora. Para quem está acostumado com livros um pouco mais adulto é capaz de estranhar mais acabar se encaixando perfeitamente com a maneira com que a autora coloca todos os personagens, sejam eles principais ou não. Todos os personagens descritos no livro foram super bem criados, e é impossível não se encantar ou se sentir conquistada pela real intenção da autora do início ao fim.

Tive a chance de conhecer sua escrita com a obra “Dente por Dente” juntamente de Siobhan Vivian da Editora Novo Conceito, e eu amei.  Em “P.s. Ainda Amo você” vemos crescimento, desenvolvimento, juventude, e relembramos como é a sensação de se apaixonar e acreditar que um amor pode durar por um bom tempo. 

“Para Todos Os Garotos Que Eu já Amei”, Lara Jean teve as suas cartas de amor enviadas para todos os que um dia ela amou. Depois de algumas conversas e explicações suas cartas voltaram para as suas mãos, mais como resultado ela se apaixonou novamente por um dos seus amores antigos.  Há alguns anos atrás, Lara se apaixonou por Peter mesmo que tenha sido um amor infantil e ingênuo, ela o amou de verdade. E agora ela sente que é diferente mesmo com todas as inseguranças agora. Peter é o cara mais cobiçado do colégio, aquele que todas as meninas desejam e ele é o centro das atenções principalmente por jogar na escola. Além disso, ele é ainda tem que conviver com a sua ex-namorada ciumenta e problemática que não aceita ao fato de não terem mais nada um com o outro, e só piora quando Lara Jean e ele resolvem se assumir num relacionamento sério e “maduro”. 

O medo de Lara Jean é evidente já que nunca amou de verdade, e como experiência da própria irmã, ela morre de medo de ter seu coração quebrado ou de estar confiando demais em Peter já que ele dá diversos motivos para não confiar nele ou se entregar de uma vez.  Neste livro, Lara tem que enfrentar a distancia da irmã mais velha que estuda longe e só vem em datas de feriado, e com a morte da mãe, ela conta apenas com a irmã mais nova Kitty, e seu pai que é medico, portanto, mal fica em casa mais demonstra amar as filhas principalmente com a perca da mãe delas. 

Vemos a verdadeira confusão se formar na vida de Lara Jeans após um vídeo seu com Peter ser lançado na internet e as pessoas a criticarem por acharem que ela estava tendo uma vida sexual. É um verdadeiro retrato do Bullying cibernético que hoje em dia é bem comentado e em recente!

Enfim, vemos Lara Jeans se desenvolver na trama toda, ela de fato amadurece de um livro para o outro, perde seus medos, aprende a se divertir de verdade ao invés de apenas ficar pensando antes de fazer. Ela aprende a valorizar seus momentos e ouvir seu coração, fazer o que ela tem vontade. Que é o principal foco! 

Posso dizer que neste livro tem algo super legal, divertido, que nos faz voltar na nossa adolescência, e é impossível não se colocar diversas vezes no lugar da Lara Jean e querer fazer algo por ela, já que ela é tão inocente e ingênua, mesmo amadurecendo, ainda senti falta de atitude vindo dela quando o assunto é Gen – sua antiga amiga e ex-namorada de Peter- que a provoca e ela simplesmente a ignora. Acho que vai de pessoa para a pessoa mais me irritou um pouco essa questão de apenas ignorar para não dar o que falar. O livro faltou um pouco de clima, mesmo ocorrendo diversas situações em que eu gostei bastante e me pegaram desprevenida e é isso que eu curto em Jenny Han, a maneira leve com que ela te coloca na história e faz evoluir a cada capítulo ou trecho.

O livro tem seus altos e baixos, mais em momento algum deixa a desejar, pelo contrário, é um livro jovem e muito bom! Não posso negar que esperava o final diferente, porque eu de fato criei expectativas de algo completamente diferente. Já li alguns livros jovens, e em momento algum eles tiveram o conteúdo que “P.s. Ainda amo você” teve. Não posso negar que por ser o segundo livro, ainda considero o primeiro melhor afinal, é novidade. E eu demorei um pouco para encontrar a seqüência do livro, portanto, perdi o “ritmo” mais ainda assim eu curti a história. Um livro repleto de detalhes, emoções, uma história bonita e bem definida, como já era esperado. Indico para quem gosta de livros leves para uma viagem, férias, ou apenas está lendo após uma ressaca literária. É um amor bonito e jovem, que evolui junto com a gente.

Ah, para quem tem duvidas sobre aonde encontrar este livro resenhado para ler em PDF, encontrei o primeiro livro e a sequencia dele no "Issuu". :)

NOTA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário