slideshow

19 de novembro de 2013

#Resenha: Corações Feridos - Louisa Reid

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Autora: Louisa Reid | Titulo:  Corações Feridos | ISBN 9788581630441
Selo NOVO CONCEITO | Ano: 2013 | Número de páginas: 256 | Assuntos: DRAMA/FICÇÃO
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Duas irmãs gêmeas. Uma linda, a outra desfigurada. Divididas por um terrível segredos.

Sinopse:Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa.
No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade? 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  
BOOKTRAILER: Clique Aqui
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, adolescentes e são bem diferentes uma da outra. Hephzibah é linda e cheia de esperança, a preferida da "família" enquanto sua irmã vive em sua sombra. Rebecca nasceu com a Síndrome de Treacher Collins, fazendo os ossos de o seu rosto serem deformados e com muitos problemas. Pela primeira vez depois de certo tempo elas conseguem e irão freqüentar uma escola normal, filhas de um pastor que tem um treinamento rígido com almas, elas foram educadas em casa até o ensino médio. Hephzi sonha em ser popular, ser como qualquer outra garota, embora tenha certeza que será uma tarefa difícil, ela não desiste, ela vê como os garotos a olham e sorriem, ela só precisa aprender a conviver e estar perto das pessoas certas, o que não inclui sua irmã problemática, deixando-a de escanteio.

Isolada e sempre sozinha, Rebecca só quer sobreviver a escola, a sensação de estar longe do pai já lhe é algo bom o suficiente, e tem ainda a biblioteca, onde passa grande parte do seu tempo sozinha, dividida entre os livros e um mundo o qual ela sabe que não será capaz de viver, ao menos era isso que estava sempre em sua cabeça. Ela tenta não demonstrar tristeza com a maneira com que a sua irmã Heph esta a tratando, mais mal sabe que a única intenção de Rebecca é colocar juízo em sua mente. Como qualquer adolescente, eles não tem juízo algum e Hephzi acaba conhecendo um rapaz, passa a receber convites para festas das quais ela nem sonhará de poder ir. Os amigos não sabem e nem fazem idéia do que realmente acontece dentro daquela casa paroquial.

Da maneira aterrorizante que Roderick age e realmente, e ela provoca medo a todos. Diferente de muitas garotas se dependesse dele, nunca iriam ao colégio, suas roupas são todas usadas, elas trabalham ajudando o pai, enquanto recebem duramente o mau-trato vindo do pai e inclusive o desprezo da mãe. Para os outros - como sempre - ele só é um homem como qualquer outro, um pastor gentil e cheio de fé e de si, como se fosse o próprio Deus na terra. Só que elas sabem que vivem com um religioso fanático e sem escrúpulos algum.

Porém, algo acontece, Hephzi acaba morrendo de forma trágica, e só Rebecca sabe a verdade do que aconteceu com a sua irmã. E agora ela precisa seguir vivendo, vê a necessidade de tentar escapar antes que ela seja a próxima, antes que seja tarde demais e não aja mais amanhã.

O livro e a resenha deste livro deveriam ser resumido em duas coisas, trágico e chocante. Eu comecei a ler ele meio que sem vontade ou necessidade de fazer isso, achava a história lenta demais e de alguma maneira, não me chamava a atenção, mais fui teimosa e fui até o final e não me arrependo disso, porque eu precisava de respostas quanto as personagens e o que de fato aconteceria no final. A história é repartida com a visão de Hephzi antes de morrer, contando como era sua vida e seu ponto de vista de tudo, o que é bom e da para entender muito bem como ela era, e embora não demonstrasse, amava a irmã e sempre amou, só estava se protegendo, como sempre. E também tendo o ponto de vista de Rebecca, a qual sempre sofreu mais devido ao seu problema, sendo apontada dentro de casa como o próprio diabo, sendo sua irmã a criatura mais perfeita a qual nascerá. Eu sofri junto com a personagem e de alguma forma, consegui retirar forças o bastante para torcer e querer que tudo desse certo.

Odiei a família das duas meninas e inclusive o "pai", a necessidade de ver um fim realmente trágico aquele homem só cresce ao decorrer do livro. Aterrorizante, emocionante, diferente. Rebecca cresceu se sentindo um verdadeiro monstro, e apesar dela e a irmã terem se aliado contra o pai, terem feito planos em silêncio de um dia não serem obrigadas a ver e sentir o poder da ira do pai todas as noites. Em diversos momentos me peguei dando palpites sobre algumas cenas. Ninguém do lado de fora tinha idéia do que se passava dentro daquela casa, ninguém poderia ajudar, e no final das contas Rebecca estando sozinha só piorou as coisas, e no final das contas o que te resta é dó. Quem ler este livro com certeza perceberá e sentirá que é normal a maneira em que as duas irmãs se tratam, afinal, são irmãs, brigam, implicam, se amavam, tentam se ajudar, se aconselhar, mais será que isso realmente funciona?

Mais no final das contas Rebecca nos prova que é forte e que é capaz daquilo que realmente quer, ser uma garota normal. Eu simplesmente engoli o livro, acabei demorando mais pra resenhar porque eu precisava chegar ao final e tirar as minhas próprias conclusões quando ao livro e sugar tudo aquilo para mim. "Corações Feridos" você fica surpresa ao lembrar-se e ter de alguma forma, várias sensações, nervosismo, agonia, medo, raiva, revolta, surpresa e muita expectativa. Ele te faz de alguma forma parar pra pensar e perceber que..reclamar não vai mudar a sua vida e lembrar-se que tem outras pessoas por ai, querendo viver, e nós aqui, não dando valor ao que realmente temos, somos preconceituosos de nascença, mais...isso precisa mudar. O final como sempre e não foi só comigo, necessitava de um pouco mais.

Algo mais alto-explicativo, real. Ele foi emocionante sim e inclusive para quem vibrou que tudo aquilo acontecesse. As pontas ficaram soltas, será que a autora já não tinha idéia e se perdeu no meio do livro? Ou esperava que nós fossemos capazes de tentar entender tudo aquilo e tirar nossas próprias conclusões? Eu fiquei com vários pontos de vista sobre o livro, alguns positivos e outros nem tanto, quem leu o livro vai entender o que eu quero dizer, eu só não estou com intenções de explicar e liberar spoilers para vocês. Por ser seu primeiro livro de estréia, grande parte tem falhas, caso ela escreva mais algum, com certeza melhorará e nos surpreenderá.


É um livro bem forte e poucos vão realmente entender o que se passava de fato, não é uma leitura que vá agradar a todos os tipos de pessoa, e que grande parte vá apreciar, mais eu desejo indicá-lo a alguém e espero que ela goste muito. Por que ele retrata muito bem coisas que por debaixo dos nossos narizes, não somo capazes de ver, traz aquela pitada de tristeza, violência e revolta, mais acima de tudo é um livro, o livro que vai te deixar com o coração na mão. Leiam sim.

Nota Final:

Nenhum comentário:

Postar um comentário