slideshow

10 de janeiro de 2014

#Sobre: Como Escrever e Publicar um livro.


Você, adolescente, adulto ou da terceira idade, quer publicar um livro? Um romance talvez? Mas acha que é jovem demais ou velho demais? Não você não é. Tem gente que fala que adolescentes não podem publicar livros, terem a capacidade de criar um romance e quem sabe, fazer sucesso. Muitos adultos publicam, mas e nós? São poucos jovens mas enfim, o post de hoje é pra falar um pouco sobre "Como Escrever e publicar um romance" sendo adolescente ou não. Primeiramente, depois que eu tomei uma certa idade, passei a escrever histórias ou coisas que acontecia comigo no próprio caderno do colégio, era uma verdadeira mistureba e que eu passei depois de um tempo pro computador, achando que estava abalando, mas era algo bobo e sem sentido, mas no ano passado, criei um novo blog chamado "Entre Nuvens", algumas pessoas acham de Web Novela, eu prefiro dizer que é um livro em formato disponível para qualquer pessoa que encontrar, ler.

Além de eu ter paixão por escrever, a minha fome por leitura cresceu e tudo veio na minha cabeça de uma vez, percebi que a cada capítulo novo, que geralmente eu escrevia dois ou três em um único dia - por mas que fosse bobo - eu ganhava seguidores e inclusive visitas, no fim eu acabei o colégio, não tinha mais ideia, atualizei apenas alguns acontecidos já postados, e esta lá, ainda recebendo visitas, talvez lendo o que eu já escrevi ou me xingando por ser tão ruim quando o assunto é escrever contos, inclusive românticos. Com isso, depois de um longo tempo, resolvi criar outro blog chamado "Impopular" pra escrever uma história de verdade, que se eu gostasse e percebesse que outros também estavam gostando, pensaria em atualizar, passar pro Word e enviar para alguma Editora, ver se gostam e quem sabe, publicam? Eu não tenho muita sorte para as pessoas gostarem da forma com que eu escrevo, mas eu tinha fãs no colégio devido aos meus textos, mas quando o assunto "Escrever um LIVRO" é bem mais complexo do que textos de amor e saudade.

Por isso, visitei alguns sites de dicas para quem deseja escrever e publicar um romance, ou melhor, qualquer livro que deseja, são dicas muito boas e me deu muitas ideias, ideias boas mesmo!!! E resolvi compartilhar com vocês, que assim como eu, estão entrando agora nesse mundo e nesse desejo de querer escrever e quem sabe, futuramente escrever um livro, hm?

Regra O1. Ideias, inspirações. 
Começar a escrever acredito que seja a tarefa mais fácil, mas falar sobre o que você realmente se importa ou gosta, é fundamental. É preciso ter uma boa ideia, de como vai ser o seu romance, e você precisa de paixão o suficiente para sustentar a trama. Não é necessário ter toda a ideia, acreditem ou não, depois de escrever uns bons trechos, muitas ideias surgem e sustentam o livro, mas cuidado para não se embaraçar e sair do rumo. Não é necessário um cenário certo, personagens já definidos e etc ou talvez uma frase boa no inicio. 

Regra O2. Se encontre na escrita.
Existe diferentes estilos de escrita, desde o passado, presente, 1ª e 3ª pessoa, prosa e verso. Dependerá da voz do seu personagem. Eu escrevo em 1ª pessoa, fica mais fácil para poder dar detalhes e me sentir na pele da própria personagem, já que quando criei a Agatha, criei inspirada em mim mesma, o que facilitou e muito. Tente pegar o seu primeiro capítulo e reescrevê-lo usando outros estilos, veja o que mais se adequa a você e te agrada.

Regra O3. Escrever todos os dias?
Eu tenho o costume de escrever depois das 23 horas, não sei o que acontece, mas passo o dia todo com as ideias na cabeça, com inspiração e vontade de escrever, mas se eu pegar para digitar depois do almoço por exemplo, as ideias não ficam boas e não fica do jeito que eu queria ou esperava ficar. Costumava escrever um capítulo por dia, as vezes um já estava pronto e o outro iniciado, finalizava o anterior e já acabava o outro e assim por diante. Me facilitava muito, mas não é sempre que se tem ideia, ou tempo pra escrever. Portanto, escreva um pouco a cada dia, não importa se demore muito pra você escrever e ter um livro pronto, as vezes pode demorar meses ou as vezes um ano inteiro pra dar um final. Agora mesmo eu não tenho escrito, estou com a cabeça cheia de ideias e vontade, mas simplesmente não peguei o momento ou o dia certo para começar a escrever e dar um final o quanto antes para o "Impopular", atualizar, editar e etc. Faça com calma.

Regra O4. Nada de ansiosidade.
Faça com calma, nada de querer encerrar seu livro em um único mês, é meio improvável de alguém conseguir fazer isso, além do mais você vai se sentir cansado e sua mente não vai funcionar tão bem. Durma bastante, saia, se divirta, você irá terminar seu livro se levar a sério o que realmente quer, foque, mas tenha outros alvos também, pois pode até piorar sua escrita. Não fique tão envolvido com seu livro, se esquecer do que acontece em sua volta, não da certo. Passe um bom tempo com pessoas, sorria, brinque, coma, passe mal, pratique esportes, e principalmente: Leia. Ler é um ótimo meio de inspiração. Percebi que depois que comecei a trabalhar e conviver com as pessoas, consegui escrever melhor e tornar o "Impopular" diferente do que eu escrevia antes, focado apenas nas pessoas em torno da personagem principal, criando personagens novos e com personalidades diferentes. ;)

Regra O5. Edite e leia os capítulos anteriores.
Pode não ser uma regra essencial, mas é legal sempre estar relendo seus capítulos já escritos, atualizá-los sempre que possível, editar os erros, acrescentar algo que te agrade, não importa se é um romance, ação, aventura, sobrenatural, trailer ou qualquer outro gênero, atualize sempre, leia eles, veja se te agrada, tente se passar por leitor da sua própria obra, critique, mude, eu tenho feito isso e tem dado muito certo.

Regra O6. Seja leitor da sua própria obra. 
Quando estou escrevendo, tento me colocar como autor e leitor ao mesmo tempo. Tento pensar e encontrar aquilo que um leitor iria gostar de encontrar, e o que um autor é capaz de fazer. Pense em como seria sua resenha sobre seu próprio livro, qual seria seus pontos positivos, negativos? O que mudaria e o que não. Dê uma nota para si próprio.

Regra O7. Peça ajuda.
Pedir para algum amigo ou familiar para lerem o seu rascunho, pode te ajudar muito, eu recebi muitas ideias do meu melhor amigo após eu ter resumido para ele sobre meu livro, falado sobre os personagens e inclusive, me inspirei nele mesmo, então ficou bem mais fácil. Pedir ajuda ou conselho de um profissional também ajuda muito, mas tem de a ser alguém da sua confiança. Um professor preferido, adulto de preferência, não tenha vergonha de críticas, envergonhado pelo que escreveu, criticas te ajudam a crescer e se tornar um ótimo escritor. 

Regra O8. Eu escrevo, você..leitor.
Muita gente começa a ler sua obra, critica e não aceita o que você esta escrevendo, se você esta aceitando e gostando do que esta escrevendo e aquela pessoa só quer que você escreva o que ela fala, ou quer suas ideias em algo que você esta escrevendo já a um determinado tempo, não se importe. Você é o autor. Você tem a decisão nas mãos de aceitar ou não.

Regra O9. Envie o produto final para a editora ou para o seu agente.
Eu ainda não cheguei nesta parte, afinal, nem terminei de escrever meu livro, não atualizei os capítulos como eu imaginava que faria, mas quando chegar nesta regra, envie para uma editora de confiança, segura e legítima. Segundo algumas pessoas encontrar um agente é uma tarefa difícil, já que ele irá levar seu livro para as editoras que ele acha que podem publicar o seu trabalho, muitas editoras lidam com os autores do livro apenas através do agente, hoje em dia, ok? Terá que encontrar uma editora que esteja disponível e enviar uma carta-consulta. Não tenha medo de ser rejeitado, parta para a próxima, vai saber quantos autores prediletos nossos que já foram rejeitados? 

Regra 10. E a minha idade?
Não é porque você é novo demais ou já com certa idade que qualquer Editora pode te menosprezar, deixe claro, fale sobre o que deseja, expresse sua opinião. O certo é levar alguém experiente e que te oriente, talvez um conselheiro? Se mantenha por dentro de tudo, divirta-se e aproveite. 

Regra 11. Divulgar.
Marque sessões de leitura, autor e eventos de livro no seu bairro. Talvez uma sessão de autógrafos na biblioteca, orgulhe-se, afinal escrever um livro não é fácil pra ninguém e é um trabalho e tanto. 

Caso queira outras dicas, além das incluídas no post, leiam aqui. São dicas muito boas!! Espero que tenham gostado, e você? Já quis publicar seu livro? Já publicou? Como foi essa experiência? 

7 comentários:

  1. Comecei a escrever meu livro. Tenho inspiração, tenho ideias, tenho a história toda formada na minha cabeça, o que não tenho é tempo. Acabo escrevendo entre uma hora ou outra que to mais folgada no trabalho e de madrugada. Adorei as dicas! Realmente, não é nada fácil escrever um livro e no meu caso, que é uma história de fantasia, acho mais complicado ainda heh. Gostei muito do post.

    Beijinhos
    http://www.voamari.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de tempo é difícil, a vontade de escrever é maior ainda quando se envolve o fator "tempo".

      Excluir
  2. Eu queria escrever um livro um dia, mas ultimamente tá sendo difícil até escrever textos pequenos, quanto mais um livro. '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, parei de escrever textos e me dediquei totalmente ao livro. x.x

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de escrever um livro mas sempre esbarro nas minhas próprias críticas, fico pensando se aquilo que estou escrevendo é interessante, relevante ou original. A ajuda de amigos é sempre importante, tenho a Larissa e a Flávia que sempre me dão uns toques ótimos.

    A fase de divulgação tem se tornado um pouco mais fácil ao meu ver, especialmente com o crescimento dos blogs literários. Muitos autores podem contar com essa ajuda para alcançar mais facilmente os leitores.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito eu que a fase de divulgação seja a mais fácil de todas. Se o mundo blogger não tivesse crescido tanto, acredito que não seria tão simples assim. Também fico nesta, de reler o que eu escrevi e ficar criticando, por mas que quem leia fale que esteja bom, sou difícil de agradar. :/

      Excluir
  4. eu já tentei escrver um quando tinha uns 15 anos kkk
    mas era mt ruiiiim ç.ç
    ainda bm que desisti kkk
    mt boas suas dicas, smp tive curiosidade em saber como faz!
    ps. blog lindo!
    beijão da Lari <3
    www.callmelari.com

    ResponderExcluir