slideshow

6 de janeiro de 2017

#Resenha: Os 13 Porquês - Jay Asher.

Primeira resenha literária de 2017! Preparem-se. :)

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
 
Editora: Atica | ISBN9788508126651 | Ano: 2009 | Nº de Pg: 256 | Autora: Jay Asher | Categoria: Ficção Juvenil.
 
Vocês não fazem ideia do quanto está sendo difícil para eu tentar refletir sobre o livro aonde e escrever a resenha dele ao mesmo tempo. Encontrei este livro meio que sem intenção, eu apenas queria ler, e como de costume eu procurava um romance mais me deparei com “Os 13 Porquês” no acaso e ler ele me prendeu de tal forma que me fez refletir muito, por isso a dificuldade em escrever e me expressar aqui.

“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.”
   
“Os 13 Porquês” é um livro curto, rápido, mais acreditem, comigo foi diferente, foi o primeiro livro que eu li devagar para absorver tudo lentamente e me prender ao que eu estava lendo e entender tudo. Foram 256 páginas que eu procurei me colocar no lugar de Hannah a protagonista desta história, e me vi nela em diversas situações. Ela era especial, precisava apenas de atenção e alguém a ajudasse. E quem não procura isso nestes tempos que vivemos? Ninguém está a fim de nos escutar, ninguém se preocupa mais com ninguém, o mundo simplesmente não se importa se você vai estar bem amanhã ou não. E tudo o que Hannah queria era amigos, alguém que gostasse de verdade dela, e lhe mostrasse o mundo de verdade, e provasse que ia ser diferente.

Neste livro, conta a história de Clay que acaba de receber em sua casa uma caixa de sapatos com Sete fitas. Na primeira delas seu nome é apontado presente na lista que Hannah fez antes de suicidar, culpando-o assim como várias outras pessoas presentes no colégio e que Clay apenas via a distancia. A lista faz com que ele imagine as pessoas diferentes, e algumas, ele tenha certeza do que ele já imaginava. Hannah era alguém que Clay apenas notava que era distante e o pouco de amigos que ela tinha, se afastam com o tempo e ela fica sem ninguém. Clay só se aproxima dela em uma festa, aonde conversam, bebem, riem, agem como são de verdade, e se beijam. Mais a negação vinda de Hannah é tanta que faz com que ele se afaste, e também não possa ajudá-la.

Este livro retrata assuntos que todos nós já imaginávamos, fala sobre o suicídio, como começa e como termina quando não temos ninguém em quem se apoiar. A falta de ajuda, de comunicação entre as pessoas. Fala sobre palavras que poderiam ter sido ditas e não foram, fala sobre dor, família, a perca de confiança e esperança. Fala sobre se sentir desconectada das pessoas e não ter com quem compartilhar seu sofrimento, a sua perca pessoal e interna. Infelizmente não é todo mundo que está preparado para falar sobre a morte, principalmente quando ela vem assim tão de repente e nós atinge como um punhal, mais é um assunto comum, e deve ser falado, não sentido. 

“Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber ao meu respeito. Mas eu de verdade. 


“Os 13 Porquês” é mais que um livro para reflexão. É um livro para você parar e avaliar o que você está fazendo e tentar melhorar, tentar ser melhor para você e para os outros. Nunca se sabe quando alguém está apenas esperando uma atitude vinda de você para que mude seu destino, sua escolha, ou toda a sua vida. Escutem mais, pensem antes de agir, você nunca sabe quem você irá atingir ao agir sem pensar, ou quem você irá machucar ao pensar somente em si.  Sim, Hannah poderia ter tido um caminho diferente, uma escolha diferente, se tivessem entendido a situação em que ela se encontra, totalmente perdida, e só agora, ouvindo as suas fitas, lendo ou escutando suas palavras que podemos refletir que poderia ter sido diferente, poderia não ter acontecido nada daquilo, ela poderia ter ficado viva. Mais não ficou. O real motivo da sua gravação é óbvio, não é só apenas contar o motivo do seu suicídio, mais contar o que levou ela a essa decisão. 

Todo mundo tem um pensamento quando a questão é suicídio, mais quando se diz retirar a própria vida, é porque a pessoa simplesmente não encontra mais razão para continuar vivendo, ou simplesmente não suporta mais empurrar a vida com a barriga. Não há mais esperança. Enquanto tem gente que acredita que se suicidar, é apenas querer chamar a atenção. Mais não é bem assim, seria simples querer se destacar, mais a morte não é querer ser o centro das atenções, acredite. Ninguém toma essa decisão porque quer, é porque ela simplesmente não encontra mais solução, e só precisa de alguém que a faça mudar de ideia.
 
Foi o primeiro livro de Jay Asher que eu li e também o primeiro que fala sobre este assunto, e a sua escrita é leve, explicativa, flui com facilidade. Tem uma linguagem fácil, adulta mais com um toque juvenil que é possível compreender facilmente, e te faz infiltrar na história mesmo sem querer. Temos a história narrada por Hannah e suas gravações, mais intercalada com os pensamentos de Clay, então isso pode confundir um pouco o leitor. Enfim, este livro se tornou sem querer um dos meus preferidos, foi uma procura aceitável no momento em que me encontro. Super recomendo esta leitura se você está procurando um motivo para refletir sobre suas ações e a ações dos outros. Apenas, leiam.

NOTA:

Um comentário:

  1. Muito boa sua resenha! Me interessei pelo livro. Tenho um pouco de dificuldade de me prender a histórias, mas fiquei morrendo de vontade de ler pra saber o que o Clay tem a ver com tudo isso hahaha
    Beijos <3

    www.madamices.com

    ResponderExcluir