slideshow

11 de junho de 2017

#Resenha: Isla e o Final Feliz - Stephanie Perkins



Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.
Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais
 
EDITORA: Editora Intrínseca | ANO: 2015  | PÁGINAS: 304 | CATEGORIA:  Jovem Adulto


Isla e o Final Feliz é o terceiro livro da trilogia Anna, Lola e Isla, escrito pela Stephanie Perkins e publicado aqui no Brasil em 2015. Eu fiquei surpresa ao perceber que já se passou certo tempo e infelizmente eu não tenha lido este livro antes do que eu realmente desejava. Anna e o Beijo Francês e Lola e o garoto da Casa ao Lado foram publicados pela Editora Novo Conceito, mais o desfecho foi comprado pela Editora Intrínseca. Stephanie conquistou muitos fãs com seus livros, uma autora renomada e com uma escrita que te prende do começo ao fim. Só quem leu seus livros sabe do que eu estou dizendo. 

Enfim, Isla é a protagonista da vez. É uma garota extremamente tímida, que estuda em uma escola americana em Paris. Sua vida não é nada fácil, além de lidar com situações em seu cotidiano, ainda precisa auxiliar seu melhor amigo – quase que irmão -, Kurt a sobreviver ao preconceito que as pessoas tendem a ter por sua deficiência. Ok é uma palavra feia de se colocar em uma resenha, mais vamos chamar o “problema” de Kurt pelo verdadeiro nome – Síndrome de Asperger – e encarar a realidade assim como todos deveriam. Além disso, tudo, Isla tem que lidar todos os dias com Josh, sua antiga paixão que parece não notar sua existência.

Porem este ano as coisas estão diferentes e Isla sente aquela pontada de esperança: Josh esta solteiro, e uma oportunidade única durante as férias da chance de Isla se aproximar dele. Por coincidência eles estão na mesma lanche em Nova York, quando Isla resolve se aproximar e puxar assunto.
Só que por uma situação ruim, Isla acaba de extrair um dente e está totalmente dopada pelos medicamentos, o que faz a aproximação se tornar um tanto desastrosa. De volta à escola em paris, Isla entra em desespero ao lembrar-se do acontecido daquela noite, e seu desejo é reencontrar Josh e pedir desculpas a ele por aquela noite. 

Aos poucos, a partir desse ponto, Josh vai se aproximando da nossa protagonista, expondo sua vida, a ela e a nós leitores também. 

Juro que quando comecei a ler este livro, me senti esquisita, tanto pela forma com que a autora nos introduziu ao livro e nos apresentou os personagens. Perkins conseguiu mais uma vez me conquistar do começo ao fim, enfatizando seu dom de transformar histórias chamadas de “clichês românticos” em uma história envolvente e especial. Perkins trouxe um livro com narrativa fácil e fiel para que possamos entender e nos afundar ao trama e encarar a situação juntamente de Isla. 

A autora nos trouxe uma nova protagonista, super inteligente, além de todo esse amor carregado dentro de páginas e capítulos. Encaramos a realidade, a falta de tolerância dentro dos colégios americanos na França, além de outros problemas, tornando ainda mais real a história. Se eu já amava e desejava conhecer a França, depois deste livro, cheio de historias, explicações, lugares históricos expostos de forma clara e detalhados, te introduzindo ao livro do começo ao fim. Sim, me coloquei no lugar de Isla. 

Todo livro trás algo, deixa algo com a gente, e uma das conseqüências em ler este livro foi uma conexão intensa com a personagem. A intimidade de Isla, suas qualidades e defeitos exibidos do começo ao fim. Isla é uma personagem bem diferente das outras duas personagens criadas por Perkins. E me identifiquei com ela em diversos momentos, tanto no seu jeito, nas qualidades, na timidez, na amizade, em tudo. E quanto ao Josh? Seria errado dizer que além de protagonista desta história, ele deixou aquela curiosidade totalmente focada nele. Sua vida é extremamente interessante, além de suas características que fazem você se apaixonar por ele a cada aparição sua. 

Além da grande jogada da autora em introduzir um personagem diferente em seu desfecho: Kurt. Portador da Síndrome de Asperger é claro que a autora se arriscou ao introduzir um personagem que segue características pré-determinadas pelo seu problema. Acredito que tenha sido um desafio e tanto para a autora e para as pessoas que carregam consigo não só esta síndrome, mais outras doenças que não entendemos. Kurt foi um personagem especial, embora extremamente sincero, causando certa rejeição, mais no fim começamos a entender e compreendê-lo. Ele desperta empatia, simpática.
Eu estava tão encantada com a história que a minha ficha só caiu de verdade no final do livro: O reencontro de Anna, St. Clair e Lola. Infelizmente eu não me lembro muito bem de nenhum dos dois livros, mais quando fora lançado Lola e o Garoto da Casa ao Lado, me apaixonei e li em um único dia, por ser tão bom. 

Se você curte uma gênero “chick lit”, com um romance do começo ao fim, além de clichês, e final previsíveis, te indico esta leitura. Ainda que Isla e o Final Feliz fuja totalmente do contexto, Começo, meio e Fim. Temos grandes reviravoltas que te fazem pensar: - Não tem mais jeito, eles não vão ficar juntos.

A capa é simples, de alguma forma não me chamaria à atenção caso eu estivesse em uma livraria, assim como a sinopse. Mais você parando para de fato ler, vai perceber que não faz sentido não tirar um tempo do seu dia e ler este livro. Por que é bom demais!

Foi uma grande jogada da autora, um desfecho perfeito! Se você já leu os dois livros anteriores, vai perceber algo bem visível, a autora teve um amadurecimento muito grande, em todos os elementos da história é notável isso. Isla e o Final Feliz é doce, humorístico, romântico. São tantas qualidades que mal notei as falhas. Apenas leiam.  

Para quem quiser ler este livro, clique aqui e boa leitura!! E ah, caso queiram ler a resenha que eu escrevi de "Lola e o Garoto da Casa ao Lado", segue o link aqui
Nota:  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário